25.9 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Esportes
  • Problemas deixam 9 dos 12 times baianos sem campo para jogar
Esportes

Problemas deixam 9 dos 12 times baianos sem campo para jogar

estadioadautomoraes(1)(1)
Cel. Diniz no Estádio Adauto Moraes, sede da Juazeirense.

O Baianão-2015 vive uma desesperada corrida contra o tempo. Há cinco semanas da abertura, nove dos 12 times estão sem mando de campo confirmado. As exceções são Bahia, Vitória e Vitória da Conquista. Isso porque, fora  Fonte Nova, Barradão e Lomanto Júnior, os estádios da Bahia ainda não obtiveram os laudos que os autorizam a sediar partidas oficiais. O grande problema é com o gramado. Pituaçu, mando do Galícia,  até possui um campo reconhecidamente bom, mas seus laudos da vigilância sanitária e do Corpo de Bombeiros estão vencidos. A questão está sendo solucionada. Outra exceção é a Toca do Gaiamum, em Porto Seguro, mando do Serrano. Neste caso, o gramado, reformado para servir de centro de treinamento na Copa, está impecável. O problema são estruturas complementares para jogos oficiais, como tribuna de imprensa e um alambrado que separe a torcida do campo.

De resto, nenhum gramado se salva. Um dos dramas é o Joia da Princesa, em Feira de Santana, que servirá de mando a  Bahia de Feira e Feirense. “Na última inspeção que fizemos (na primeira quinzena de dezembro, foram inspecionados todos os estádios), o Joia ainda estava em péssimas condições. O campo não tem passado por cuidados. Quando você anda nele, percebe que está cheio de buracos e ondulações. O gramado afundou”, comenta o coronel da Polícia Militar Jorge Inácio Diniz, responsável por inspecionar os estádios. A última inspeção antes de começar o campeonato será entre 5 e 10 de janeiro, momento em que a Federação Baiana de Futebol (FBF) oficializará a tabela. Os clubes que não tiverem os estádios aprovados terão o mando de campo arbitrado pela entidade. Depois, quem quiser voltar à sua casa precisará, com antecedência mínima de oito dias úteis da partida, provar que o estádio estaria então em condições de uso.

Enquanto isso, a corrida contra o tempo segue. E alguns  admitem que não cruzarão a linha de chegada no prazo. “Alagoinhas, por exemplo, não tem chance de uso. A Catuense, ciente disso, já nos enviou um ofício indicando Serrinha como mando alternativo. Só que Serrinha também não oferece nenhuma condição. Outra situação difícil é a de Riachão do Jacuípe, que está atrasada em sua reforma. Já apelamos para a prefeitura, para deputados da região, para empresários locais… Precisamos que a coisa ande”, declara o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.

Panorama ruim

“Sabemos que será impossível começar o Baiano atuando em casa. A expectativa é que a partida contra o Bahia (3ª rodada, 22 de fevereiro), marque nosso retorno a Riachão. Antes,  teremos que jogar em Pituaçu”, lamenta Felipe Carneiro, presidente da Jacuipense. O coronel Diniz dá um panorama da situação: “Outros problemas que tivemos foram, por exemplo, com Jacobina. Em agosto, verificamos que o gramado de lá estava impraticável. A prefeitura nos apresentou um projeto de reforma que custaria R$ 1,5 milhão. Na inspeção de dezembro, verificamos que o projeto não foi executado. O que estão fazendo são paliativos com custo inferior a R$ 300 mil. De qualquer forma, sei que a reforma do estádio está andando bem e confio que, na próxima inspeção, ele já nos apresente condições de uso”.

Na sequência, Diniz finaliza. “Com relação a questões como vestiários, tribunas e sanitários, todos os estádios têm problemas de estrutura, mas que são possíveis de ser resolvidos. O grande problema são mesmo os gramados. À exceção dos  grandes estádios de Salvador, não existe investimento em manutenção. E o pior é que, no interior, eles são usados o ano inteiro também em jogos amadores, até mesmo ‘baba de solteiro contra casados’. Apelo às prefeituras que revejam esta situação”.

Fonte Jornal A Tarde

Posts relacionados

STJD acata pedido de Vitória de maneira parcial e Kieza só precisa cumprir mais um jogo de suspensão

Redação Remanso News

Chile é campeão da Copa América ao vencer a Argentina nos pênaltis

Redação Remanso News

Depois do Vice-campeão Baiano de Judô, o Clube Judô Juazeiro vai ajudar a Bahia ser Campeã Nacional de Judô Funcional

Redação Remanso News

Sem dar detalhes, ex-presidente da Ferrari diz que novidades sobre Schumacher “infelizmente, não são muito boas”

Redação Remanso News

Título da 1ª copa velho Chico é de Sento Sé e Juazeiro é o vice

Redação Remanso News

Pelé apresenta piora no quadro de saúde e retorna para UTI

Redação Remanso News

Deixe um comentário