26.8 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
Destaque Política

Rui Costa quer aliança exclusiva com o PDT

20141227071647_rui

Embora tenha minimizado uma suposta pretensão do PDT de formalizar aliança com o prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM), durante o seu último encontro oficial com a imprensa, quando ficou marcado o final do anúncio do seu secretariado, é certo que o governador eleito Rui Costa (PT) não estaria satisfeito com as movimentações dos companheiros.

Neto já informou que os pedetistas devem compor o primeiro escalão da sua gestão com uma secretaria, o que confirma a negociação. Através de interlocutores, Rui já teria alertado os aliados sobre o assunto.

O deputado federal Josias Gomes (PT), definido como secretário de Relações Institucionais do governo Rui, seria um dos portadores do futuro gestor estadual sobre a relação a ser mantida com os partidos.

Apesar de enfatizar a constância do diálogo e a ligação do futuro e do atual governo com o PDT, o novo secretário sinalizou que a gestão deseja ter um aliado fiel, sem braços com outras forças políticas.

“Temos interesse que o PDT continue nosso aliado exclusivo”, disse Josias. Questionado sobre a forte possibilidade de a sigla integrar a coalizão de Neto, na Prefeitura, ele preferiu ponderar, levando em conta que a questão ainda não seria oficial: “Não podemos falar sobre hipótese. O que fazemos é torcer para que continuem conosco. Estamos conversando e temos um carinho pelos companheiros do PDT”, afirmou.

O presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça, não demonstrou muita preocupação com o assunto. Segundo ele, o recado de que Rui não aceitará a presença do partido também na Prefeitura de Salvador seria mais especulação.

“O que existe mais é fofoca, alguém plantando notas”, disse, numa referência ao assunto que circulou em alguns sites nos últimos dias. No site Política Livre foi publicado que “Rui teria dito a Cícero Monteiro, seu futuro chefe de gabinete, que o PDT é bem- vindo em seu governo, onde terá todo o espaço para executar as políticas que considerar adequadas ao Estado na área de Agricultura, mas que não pode aceitar que a legenda ajude o maior opositor do PT no Estado”.

Mas informado da declaração de Josias, o presidente pedetista frisou: “Também queria que o PT fosse aliado exclusivo do PDT. Já pensou se fosse assim?”, indagou, confirmando a possibilidade de o partido conversar com o município.

O líder pedetista citou a importância da aliança com o governo. “Ganhamos a eleição e estamos juntos”. Ele também ponderou ao afirmar que ainda existe muito tempo pela frente. “O que vai acontecer no futuro a Deus pertence”, disse. O vereador do PDT, Odiosvaldo Vigas, que comanda a executiva municipal, já havia dito para a Tribuna que era preciso “quebrar os paradigmas ideológicos de só ser esquerda, direita, ou centro-esquerda”. Ou seja, sinal de que o PDT quer seguir em frente no plano de aliar-se ao Poder nos dois campos: municipal e estadual.

O certo é que a irmã de Félix, a ex-vereadora e ex-secretária estadual de Ciência e Tecnologia (Secti), Andréa Mendonça, foi convidada para integrar alguma pasta na Prefeitura e estaria avaliando o convite, com tendência em dizer sim. ACM Neto não teria dito ainda qual a pasta a ser comandada, mas especula-se que seja a nova Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes).

No governo, o PDT indicou o nome da secretária de Agricultura Fernanda Mendonça e de Nestor Duarte para a Administração Penitenciária. Cogita-se também a permanência de Alexandre Brust na presidência da Companhia Brasileira de Pesquisa Mineral (CBPM).

fonte tribuna da bahia

Posts relacionados

Comissão do Senado autoriza posse de arma de fogo por moradores da zona rural

Redação Remanso News

TSE cancela título de 2,5 milhões de eleitores com irregularidades

Redação Remanso News

Instituto de infecções dos EUA contraindica hidroxicloroquina e azitromicina

Redação Remanso News

STF confirma pedido da PF para ouvir Lula em inquérito ligado a Lava Jato

Redação Remanso News

Eunício Oliveira é o novo presidente do Senado

Redação Remanso News

Distrito Industrial de Juazeiro Passará por Reformulações

Redação Remanso News

Deixe um comentário