25.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Brasileiro condenado à morte na Indonésia vai passar por avaliação psiquiátrica
Destaque Mundo

Brasileiro condenado à morte na Indonésia vai passar por avaliação psiquiátrica

RTEmagicC_55b20fd1a2.jpg

A família, que afirma que o curitibano sofre de esquizofrenia, tenta sua internação em um hospital psiquiátrico e assim evitar sua execução por fuzilamento. A Embaixada do Brasil em Jacarta pediu na semana passada a internação de Gularte. Sua mãe, Clarisse Muxfeldt Gularte, deixou o Brasil neste final de semana para visitar o filho na prisão e acompanhar o processo.

Preso desde 2004 ao tentar entrar no país com 6 quilos de cocaína dentro de pranchas de surfe, Gularte apresenta poucos momentos de lucidez e tem medo de deixar a prisão para ir a um hospital, porque associa qualquer deslocamento ao corredor da morte.

“É a nona vez que a Clarisse vai à Indonésia para visitar o filho. A última foi em agosto do ano passado. Viajaram ela e uma prima. Ela vai acompanhar o caso e, se for necessário, fará um pedido de clemência ao presidente (Joko Widodo). A avaliação dele está prevista para esta terça-feira. O Rodrigo já tinha um primeiro laudo de um médico de lá que atestava a esquizofrenia. Estamos na expectativa”, disse o advogado Cleverson Teixeira, amigo da família que tem acompanhado o caso e que conhece Rodrigo desde a infância.

A prima Angelita Muxfeldt ainda está na Indonésia. No fim de janeiro, autoridades da Indonésia, segundo o jornal The Jakarta Post, confirmaram o nome de Gularte na lista dos presos que serão executados em fevereiro. A data ainda não está marcada. Não cabem mais recursos na Justiça.

Joko Widodo rejeitou o pedido de clemência feito pelo governo brasileiro. Clarisse, dias antes, enviou uma carta ao Papa Francisco, onde fez um apelo ao pontífice para que ele faça um pedido de clemência ao governo da Indonésia, e assim evitar que o filho seja executado.

A mãe também enviou cartas à presidente Dilma Rousseff e à Organização das Nações Unidas (ONU). Em janeiro, o governo indonésio executou o brasileiro Marco Archer, condenado em 2004 por tentar entrar na Indonésia com 13,4 kg de cocaína escondidos em tubos de uma asa-delta.

Informaçóes:Agência O Globo

Posts relacionados

Reforço da Pfizer aumenta 175 vezes os anticorpos, diz estudo da Saúde

Redação Remanso News

Justiça determina que eleitos pelo sistema majoritário não perdem mandato por desfiliação partidária

Redação Remanso News

Lula ataca reforma da Previdência: eles não sabem governar

Redação Remanso News

Juristas criticam Moro por obrigar Lula a comparecer em oitivas de 87 testemunhas

Redação Remanso News

Apicultura amplia renda de produtores rurais de Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Resgatados 11 mineiros soterrados há duas semanas em mina de ouro na China

Redação Remanso News

Deixe um comentário