30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Correios é obrigado a entregar correspondência individualmente em condomínio
Brasil Destaque

Correios é obrigado a entregar correspondência individualmente em condomínio

Correios-1-464x229

Em condomínio onde não há profissional para receber correspondências, mas cada rua tem código postal, os Correios devem fazer a entrega individual das cartas e encomendas. É o que determina sentença mantida pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Na ação, a associação de moradores do condomínio Alphaville, em Gravataí (RS), alegou que os carteiros deixam todas as correspondências na portaria, transferindo a responsabilidade de separação e entrega das cartas aos seguranças contratados de empresa terceirizada.

Os autores ressaltaram que o condomínio é um loteamento urbano, cujas ruas possuem código postal, e que a entrega na guarita tem causado transtornos como extravios e atrasos.

Como a ação foi julgada procedente em primeira instância, os Correios recorreram ao TRF-4. Argumentou que cumpre a lei postal, tendo em vista que as casas não têm caixas de coleta individualizadas e, por isso, a entrega é feita na portaria.

Relação consumerista
Segundo o relator da Apelação, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, os Correios devem adequar-se às normas protetivas das relações de consumo, prestando serviços públicos eficientes e seguros, conforme dispõe o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Flores Lenz salientou que a correspondência pode ser deixada na entrada de um condomínio quando há caixas receptoras instaladas ou profissional habilitado para fazer a entrega. No caso do Alphaville, como não há essas opções, cabe ao carteiro entregar diretamente a correspondência, considerou.

“A demandante trouxe aos autos, ainda, a lista dos logradouros que compõem o condomínio com os respectivos CEPs, comprovando que as ruas estão devidamente identificadas, preenchendo os requisitos exigidos no art. 2º da Portaria  nº 567/2011 do Ministério das Comunicações”, concluiu o relator, reproduzindo trecho da sentença. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

Ação popular

Posts relacionados

Após ser listado na Lava Jato, vice-governador da Bahia diz: “estou cagando e andando”

Redação Remanso News

Caminhoneiros seguem com manifestações em rodovias neste sábado

Redação Remanso News

Brasileiros com alta renda são menos tributados que na média dos países mais industrializados

Redação Remanso News

Presidente da Assembleia Legislativa anuncia controle de ponto para deputados e servidores

Redação Remanso News

Remanso: TSE já tinha Confirmado os Registros de Candidaturas a Prefeito de Zé Filho (PSD) e Tony Ávila (PMDB) desde a última terça-feira (15), e depois de uma Incerteza que Durou 3 dias foi confirmada nesta quinta-feira (18) a Candidatura de Marcos Palmeira (PCdoB)

Redação Remanso News

Prefeito despacha da cadeia

Redação Remanso News

Deixe um comentário