29.5 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Governo zera imposto de importação para vacina contra o vírus do HPV
Destaque Geral

Governo zera imposto de importação para vacina contra o vírus do HPV

638dc335f443cff939e965c6c8dadf6d

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou nesta quarta-feira (1) resolução reduzindo de 2% para zero o imposto de importação da vacina contra HPV (vacina quadrivalente recombinante contra o Papilomavírus Humano), informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A medida atende a uma solicitação do Ministério da Saúde. Segundo o governo, a redução do imposto de importação é necessária até que a vacina passe a ser produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, que está inserido no programa Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

O HPV é normalmente transmitido por relações sexuais e pode causar tumores malignos como o câncer do colo do útero. Segundo o Ministério da Saúde, a introdução da vacina no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI) possibilitará, nas próximas décadas, entre outros benefícios, a prevenção deste tipo câncer, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

Campanha

Desde o início de março, meninas de 9 a 11 anos de todo o país podem tomar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em uma das 36 mil salas de vacinação do SUS. A imunização previne contra o surgimento do câncer de colo do útero.

Na campanha do ano passado, foram vacinadas meninas de 11 a 13 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é vacinar 4,94 milhões de meninas neste ano, fazendo com que essa seja a primeira geração “praticamente livre” do risco de morrer de câncer de colo do útero. Além das meninas de 9 a 11 anos, mulheres vivendo com HIV de até 26 anos de idade também terão acesso à imunização. Isso porque esse grupo tem até cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de colo do útero.

Itens importados

Também nesta quarta, o governo publicou resoluções que reduzem o imposto de importação de 281 produtos, sendo 221 novos e 60 renovações, a maior parte de bens de capital (máquinas e equipamentos), informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Entre eles estão as cápsulas de café e as máquinas de uso doméstico para prepará-las. Veja a lista de produtos na resolução 21/2015 e na resolução 22/2015.

Os produtos foram inseridos no regime de “ex-tarifário”, que vale para itens sem produção nacional. Os bens de capital, que tinham tributação média de 14%, passarão a pagar 2% de imposto de importação, enquanto os quatro itens de bens de informática, cujo tributo era de até 16%, também terão o imposto reduzido para 2%. A redução vigora até 31 de dezembro deste ano.

 

Posts relacionados

Comissão da Câmara aprova parecer da reforma trabalhista

Redação Remanso News

Vereadores aprovam doação de prédio para instalação de faculdade em Casa Nova

Redação Remanso News

ACM Neto, João Leão, Adolfo Viana Neto, Jordavio Ramos e Comitiva visitam a cidade de Remanso neste sábado (30)

Redação Remanso News

Codevasf pode ser transformada em autarquia

Redação Remanso News

Polícia apreende 37 papelotes de cocaína em Pilão Arcado

Redação Remanso News

Oferta da Oi para compra da TIM deve sair logo, diz fonte

Redação Remanso News

Deixe um comentário