28.1 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Presidente da CPI, deputado Motta dá aval para Vaccari depor no dia 9
Destaque Política

Presidente da CPI, deputado Motta dá aval para Vaccari depor no dia 9

c72a4e4a0d321a12f13c90670fa9a98b

O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), confirmou nesta quinta-feira (2) que manterá para o dia 9 de abril o depoimento na comissão do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, acusado de recolher propina de contratos da Petrobras para abastecer campanhas do partido.

A data foi marcada pelo vice-presidente da comissão Antonio Imbassahy (PSDB-BA) na última terça (31) e contrariou o PT, que acusou o tucano de agendar o depoimento para inflar o protesto contra o governo marcado para o dia 12.

Por meio de sua assessoria, Motta disse que a decisão de Imbassahy “tem amparo regimental e deve ser respeitada, já que ele estava na condição de presidente [da CPI] no dia que anunciou”. “É uma praxe minha não desautorizar os demais membros componentes da mesa. Manterei o cronograma estabelecido pelo presidente em exercício, Imbassahy, acreditando que Vaccari virá em uma boa hora para a CPI e terá a oportunidade de esclarecer as diversas acusações feitas, inclusive na primeira oitiva realizada por esta CPI”, afirmou o peemedebista. Motta esteve ausente nesta semana na sessão que decidiu a data para fazer uma viagem à Itália previamente marcada.

Desde o início CPI, algumas de suas decisões têm contrariado o PT, responsável pelo relatório final a ser apresentado ao final da investigação. Uma delas foi designar sub-relatores de outros partidos para dividir o trabalho com o relator, o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). Na última terça, o petista protestou contra a decisão de Imbassahy em marcar o depoimento para o dia 9. Luiz Sérgio havia proposto que Vaccari fosse ouvido no dia 23.

“Estão querendo fazer uma manifestação no dia 12 e [essa inversão serve] para que a CPI possa ser objeto de propaganda. Então, essa manobra atesta de forma clara e objetiva que nem todos os membros da CPI estão com o mesmo objetivo de investigar”, afirmou o petista após a decisão, na terça. Imbassahy reiterou sua posição e disse que “a decisão é prerrogativa do presidente”. “Não há nenhuma ação na direção partidária”, afirmou, acrescentando que iria confirmar a data com Hugo Motta. Ainda na terça, porém, a data já havia sido confirmada pela Secretaria-Geral da CPI.

G1

Posts relacionados

Rio São Francisco: Barragem De Sobradinho Inicia 2024 Com 50,96 De Sua Capacidade Volume Útil

Redação Remanso News

Supremo proíbe corte no Bolsa Família

Redação Remanso News

Redação Remanso News

Bolsonaro herda mais votos de Ciro do que Lula e os de Tebet se dividem, segundo Datafolha

Redação Remanso News

Tribunal Superior Eleitoral promove II Fórum Nacional de Chefes de Cartório no mês de novembro

Redação Remanso News

Projeto de Lei apresentado pelo prefeito de São João do PI quer legalizar ‘ajudinhas’ para as pessoas carentes no ano da eleição

Redação Remanso News

Deixe um comentário