25.3 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Banco é responsável solidário pelo pagamento do IPVA de carro alienado
Notícias

Banco é responsável solidário pelo pagamento do IPVA de carro alienado

humberto-martins8

O credor fiduciário é solidariamente responsável pelo pagamento do IPVA, pois, durante o contrato,  o veículo do devedor pertence à instituição financeira. Seguindo esse entendimento, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou recurso de um banco que pedia que o devedor fiduciante fosse reconhecido como único responsável pelo pagamento do IPVA por exercer efetivamente os atributos da propriedade.

Na alienação fiduciária, muito utilizada no financiamento de veículos, a propriedade é transmitida ao credor fiduciário em garantia da dívida contratada, enquanto o devedor fica tão somente como possuidor direto da coisa. O fenômeno é conhecido como desdobramento da posse.

Banco é possuidor indireto do veículo durante contrato fiduciário, afirmou ministro Humberto Martins.
O relator do recurso no STJ, ministro Humberto Martins, destacou em seu voto que, se o credor fiduciário é o proprietário, deve-se reconhecer a solidariedade, pois “reveste-se da qualidade de possuidor indireto do veículo, sendo-lhe possível reavê-lo em face de eventual inadimplemento”.

O ministro explicou que, no contrato de alienação fiduciária, o credor mantém a propriedade do bem, de modo a tornar o IPVA um “tributo real”, tendo como consequência lógica a possibilidade de solidariedade em relação ao pagamento. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Posts relacionados

Biometria facial reduz em 19% o número de fraudes no Vale do São Francisco

Redação Remanso News

PM-Ba e PM-Pi cumpre mandado de prisão em campo alegre de lourdes contra acusado de explodir caixas eletrônicos no piaui

Redação Remanso News

Alexandre de Moraes manda governo Bolsonaro retomar divulgação completa do coronavírus

Redação Remanso News

Bebê com buraco na cabeça e é abandonado pelos pais e corre risco de vida

Redação Remanso News

Concurso Banco do Brasil 2014/2015: Edital e Inscrição

Redação Remanso News

Governador Rui Costa declara apoio à pré-candidatura de Zé Filho em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário