32.5 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
Notícias

Energia vai subir 41% e gasolina 9,1% este ano

650x375_aneel-transmissao-energia-economia_1528370

projeção também prevê aumento do preço do botijão de gás, este ano, de 1,9% para 3%

O Banco Central (BC) elevou a projeção para o aumento do preço do botijão de gás, este ano, de 1,9% para 3%. Também subiu a estimativa para o reajuste da energia elétrica, de 38,3% para 41%.

A projeção para o aumento do preço da gasolina passou de 9,8% para 9,1%, este ano. A estimativa de queda no preço das tarifas de telefonia fixa passou de 4,1% para 4,4%.

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, projeta-se variação de 12,7% em 2015, ante 11,8% considerados em abril. Para 2016, a projeção é 5,3%, a mesma de abril.

Essas estimativas são consideradas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC na hora de decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic. No último dia (3), o Copom elevou a Selic, pela sexta vez seguida para 13,75% ao ano.

As elevações da Selic são tentativas do BC de conter a inflação, que deve estourar o teto da meta para o ano. A projeção do próprio BC indica inflação este ano acima da meta, em 7,9%. A meta de inflação tem como centro 4,5% e margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, o limite superior é 6,5%.

Hoje, o BC divulgou a ata dessa reunião que define a Selic, com as explicações sobre sua decisão e indicações do que fará no futuro. Para o Copom, é necessário determinação e perseverança para impedir que a inflação permaneça alta por períodos longos. Neste ano, o comitê reconhece que a inflação deve permanecer elevada, mas diz que a perspectiva de convergência para o centro da meta ao final de 2016 tem se fortalecido.
Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

Justiça quebra sigilos de filho de Lula e do Ex-Ministro Gilberto Carvalho

Redação Remanso News

Comissão do senado aprova fim da estabilidade dos servidores públicos

Redação Remanso News

PEC para municípios inadimplentes pode criar situação delicada para Palácio de Ondina

Redação Remanso News

Notícias da cidade: Zó Solicita ações da AGERBA para regularização do transporte complementar em Remanso

Redação Remanso News

Mulher é presa com cerca de 200 pedras de crack em Petrolina

Redação Remanso News

Chuvas voltam a cair em Minas Gerais e Rio Sâo Francisco volta a subir na Região da Nascente

Redação Remanso News

Deixe um comentário