25.9 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
Destaque

Na Câmara, Eduardo Cunha monta pauta-bomba

AAdy80B

Após meses de crise constante com o Congresso, o governo pode esperar um segundo semestre ainda mais repleto de obstáculos, ao menos na Câmara. Desde que foi acusado de cobrar propina de US$ 5 milhões para viabilizar contratos com a Petrobras, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reagiu atacando o Executivo e começou a montar uma pauta-bomba para atingir o Palácio do Planalto.

Cunha autorizou a criação das CPIs do BNDES e dos Fundos de Pensão e articula não somente deixar o PT fora do comando dessas comissões como também entregar a presidência ou a relatoria de uma delas à oposição. Outra medida de Cunha foi despachar 12 pedidos de impeachment da presidente Dilma para tê-los prontos para serem analisados pela Câmara.

Além disso, o peemedebista pautou para agosto a votação de todas as prestações de contas do governo, para limpar o caminho para as contas de 2014 de Dilma, em análise no Tribunal de Contas da União.

Haverá ainda, na próxima sessão do Congresso, a votação de vetos a projetos com potencial de grande impacto nas contas públicas, como o que altera o fator previdenciário. Semana passada, Cunha disse haver grande possibilidade deste veto ser derrubado. No Planalto, a maior preocupação é com o projeto que dobra o reajuste do FGTS.

Segundo um ministro, se Cunha pautar a matéria, e conseguir aprová-la, “será um desastre para o governo”. Causa preocupação a derrubada de outros vetos, como o do reajuste do Judiciário. Um deles ainda está sendo analisado por Dilma, que tem prazo até o dia 30 para decidir: o da equiparação do aumento do salário mínimo com as aposentadorias.

Cunha admite que será árida a jornada do governo no segundo semestre, mas nega que tenha contribuído para isso. Para ele, as dificuldades se devem mais à baixa popularidade de Dilma e à consequente falta de apoio da base aliada do que propriamente aos temas que a Câmara irá analisar.

— Não é pauta-bomba, é a pauta normal que já existe. O que muda é que a base do governo vai diminuindo à medida que a economia piora e a popularidade diminui. A dificuldade do governo aumenta na medida em que diminui o índice de aprovação. Isso faz a real diferença – disse o presidente da Câmara.

O ímpeto oposicionista de Cunha está sendo considerado excessivo até por deputados de partidos de oposição ao governo, como o DEM e o PSDB.

— Ele vai criar tensões com o governo e mais embaraços. Não vai ter cerimônias nem limites. A oposição pode até comemorar, mas também se preocupa com o lado institucional. É preciso buscar equilíbrio, porque algo de muito grave poderá acontecer nos próximos meses – disse uma parlamentar da oposição.

Na primeira semana de recesso, Cunha continuou a preparar o terreno contra o governo. Condenou a redução da meta do superávit anunciada pelo governo e previu “dias difíceis” até a aprovação do texto.

Agência O Globo

Posts relacionados

WhatsApp após duas horas fora do ar volta a funcionar

Redação Remanso News

Programa de revitalização do são Francisco proposto pelo governo federal contempla propostas apresentadas pelo CBHSF

Redação Remanso News

Remanso: Confira o Boletim Epidemiológico divulgado neste domingo (05), de Coronavírus no município

Redação Remanso News

Governo Federal estuda prorrogar auxílio emergencial até dezembro

Redação Remanso News

Prestações do ‘minha casa, minha vida’ subirão até 237% em julho.

Redação Remanso News

Tragédia :Batida entre dois carros deixa um morto e feridos na estrada que liga Remanso a Pilão arcado

Redação Remanso News

Deixe um comentário