28.1 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Saúde é vida
  • 90% das mulheres retomam o hábito de fumar depois da gravidez. Motivo? Stress
Saúde é vida

90% das mulheres retomam o hábito de fumar depois da gravidez. Motivo? Stress

O stress ao cuidar de um bebê faz com que muitas mães voltem ao vício. O apoio do parceiro é fundamental para evitar as recaídas, diz estudo.

alx_lista-bebes-20100217-03_original

O stress de cuidar de um recém-nascido, associado a noites sem dormir, à pressão social e à ideia de que agora as mães não precisam mais proteger a criança dos malefícios do cigarro contribuem para que mães que haviam parado de fumar na gravidez voltem ao vício(iStockphoto/Getty Images)

—————————————————————————————————————————

Mulheres que pararam de fumar durante a gravidez estão mais propensas a voltar ao vício devido ao stress enfrentado após o nascimento do bebê. É o que diz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, publicado nesta quinta-feira, no periódico científicoAddiction.

“Muitas mulheres param de fumar durante a gravidez, mas cerca de 90% delas voltam ao vício no primeiro ano após o nascimento do bebê. Nós queríamos entender o motivo e identificar formas de prevenção”, diz Caitlin Notley, principal autora do estudo e pesquisadora da Universidade de East Anglia. “Além de prejudicar a saúde da mãe, o tabagismo pode afetar as crianças pela exposição à fumaça”.

Por meio da análise de mais de 1000 entrevistas realizadas com mulheres que tinham tido bebês, os pesquisadores descobriram que fatores como o stress de cuidar de um recém-nascido, associado a noites sem dormir contribuem para a recaída. Outro motivo: a maioria das mulheres para de fumar na gravidez com o objetivo de proteger o bebê dos malefícios do tabagismo e não por si mesmas. Nestes casos, as recaídas parecem quase inevitáveis.

Veja

Posts relacionados

Você toma suplemento de cálcio? Isso pode fazer mal ao coração

Redação Remanso News

Os 10 hábitos que precisam ser mudados para ganhar mais tempo de vida

Redação Remanso News

Cãibra pode ser sinal de Doença Arterial Obstrutiva Periférica

Redação Remanso News

Como saber se você precisa usar óculos; confira dicas importantes

Redação Remanso News

Diabetes: quando a cirurgia bariátrica é indicada, afinal?

Redação Remanso News

Você tem bruxismo? Saiba como evitar o problema

Redação Remanso News

Deixe um comentário