25 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Empresários questionam Moro se prisão de Lula ‘é questão de tempo’
Destaque

Empresários questionam Moro se prisão de Lula ‘é questão de tempo’

AAeKPA9

Em debate na tarde desta quinta-feira, 24, em São Paulo, quatro empresários questionaram o juiz federal Sérgio Moro, da Lava Jato, se a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003/2010) era uma ‘questão de tempo’. Moro disse que ‘não fala sobre o que acontece ou não acontece na investigação para o futuro’.

O evento reuniu cerca de 600 convidados no LIDE (Grupo de Líderes Empresariais). Lula não é investigado na Operação Lava Jato, mas antigos aliados seus, quadros históricos do PT, como José Dirceu (ex-ministro-chefe da Casa Civil) e João Vaccari Neto (ex-tesoureiro do partido) foram presos por ordem de Moro.

+ Problema da corrupção é amplo e transcende questões partidárias, diz Moro

+ Para juiz da Lava Jato, “foro privilegiado gera diversos problemas processuais”

“Dr. Sérgio, várias perguntas sobre um mesmo tema e um mesmo personagem: Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil”, disse o empresário João Dória Junior, presidente do LIDE e pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB. “Diante do que os autos indicam pode-se afirmar que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma questão de tempo?”, emendou Dória, lendo perguntas que lhes foram encaminhadas pelos empresários.

Moro assim respondeu. “Eu não falo sobre o que acontece ou não acontece na investigação para o futuro e acho que este tipo de pergunta deveria ser feita em relação a vários outros personagens tanto dentro da investigação, quanto fora da investigação. É o tipo de pergunta que não tem nem como começar a responder.”

A Lava Jato investiga um esquema de corrupção e propina que teria se instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014. A força-tarefa do Ministério Público Federal sustenta que o mesmo grupo que atuou na companhia petrolífera teria alcançado seus tentáculos por outras estatais, inclusive, ministérios. Para os procuradores, a Lava Jato apura um esquema de compra de apoio político para o governo federal através de corrupção.

O procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que integra a força-tarefa da Lava Jato, afirmou na segunda-feira, 21, que ‘não tem dúvida nenhuma’ de que os maiores escândalos de corrupção da história recente do País – Mensalão, Petrolão e Eletronuclear – tiveram origem na Casa Civil do Governo Lula.

José Dirceu, que ocupou a Casa Civil do ex-presidente entre 2003 e 2005, é réu por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi condenado no início da semana a 15 anos de prisão. Ele foi acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ex-tesoureiro foi acusado de intermediar repasse de R$ 4,2 milhões para o partido.

Lula não é investigado, mas há duas semanas a Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para ouvir o ex-presidente no inquérito principal.O Instituto Lula informou que não se manifestará.

Estadão

Posts relacionados

Ministério da Educação suspende vestibular de 68 cursos no Brasil

Redação Remanso News

Produtores De Frutas Do Vale Do São Francisco Acreditam Em Uma Solução Para Impasse Com O STTAR

Redação Remanso News

“Não queremos viver de bolsa-família”, diz caminhoneiro em protesto no Porto de Aratu em Salvador

Redação Remanso News

Objetivo não era matar presidente do Haiti, dizem suspeitos

Redação Remanso News

Eleições 2018: Pesquisa do DataFolha aponta novos números para presidente. Confira:

Redação Remanso News

Moradores de Juazeiro e Petrolina começam a sentir os efeitos do tempo muito seco

Redação Remanso News

Deixe um comentário