30.1 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Deputados aprovam projeto de lei que regulamenta vaquejada
Destaque

Deputados aprovam projeto de lei que regulamenta vaquejada

eduardo salles na festa do vaqueiro em curaca

Foi aprovado nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei do deputado estadual Eduardo Salles que regulamenta vaquejadas e cavalgadas como práticas desportivas e culturais na Bahia. “Estou muito orgulhoso por garantir as tradições do homem do sertão”,diz o parlamentar, comemorando a aprovação de seu projeto apenas oito meses depois de tomar posse de seu primeiro mandato.

As normas do projeto foram elaboradas pelo deputado em parceria com veterinários e entidades ligadas à organização de vaquejadas. O projeto institui medidas obrigatórias de proteção à saúde e integridade física do público, competidores e animais, além de estipular a doação de 2% do valor da premiação oferecida em cada evento aos fundos beneficentes dos bichos.

Considerada patrimônio cultural imaterial da Bahia, a vaquejada também contribui com a economia do Estado. “Esse esporte gera emprego e renda e movimenta a economia das cidades. Só em Serrinha, são 1.500 empregos diretos e mais de 5.000 indiretos”, explica Eduardo Salles. O projeto segue agora à sanção do governador Rui Costa.

NOVAS REGRAS

Para preservar a saúde dos animais, o projeto proíbe a participação em vaquejadas e cavalgadas de qualquer bicho que possua ferimentos com sangramentos e de bois com chifres pontiagudos, que podem oferecer riscos aos competidores e cavalos.

Também ficam instituídas regras para o transporte de bovinos, que deverá ser feito com garantia de água, sombra e comida em quantidade necessária para a manutenção da saúde dos animais. Cada bovino só poderá correr até três vezes por competição. Além disso, o piso da pista deve possuir camada de pelo menos 30 centímetros de colchão de areia, o que diminui o impacto da queda do animal. O vaqueiro que maltratar os bichos de forma intencional será desclassificado.

O projeto ainda garante o uso obrigatório de equipamentos de segurança pelos competidores e veta o uso de arreios que possam causar danos à saúde dos animais. Também fica instituída a obrigatoriedade da presença de paramédicos e veterinários durante os eventos.
ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

Posts relacionados

Policia Civil divulga retrato falado do suspeito de matar menina Beatriz Mota

Redação Remanso News

Em plena época de IR, auditores param em todo o País contra MP que ataca Receita

Redação Remanso News

Especialistas apontam que é preciso um alerta permanente para impossibilitar poluição do rio São Francisco

Redação Remanso News

Fim do auxílio emergencial deixará 48 milhões sem ajuda do governo

Redação Remanso News

Casa de Saúde de Remanso deixara de atender pacientes do SUS a partir de (01) de janeiro 2017

Redação Remanso News

Juazeiro e Salvador sediam plenárias eleitorais do comitê do São Francisco

Redação Remanso News

Deixe um comentário