26.8 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Saída para crise passa por diálogo entre Lula e FHC, diz Marina Silva
Notícias Política

Saída para crise passa por diálogo entre Lula e FHC, diz Marina Silva

c77a402466c040b8f2e1e4274aeb3485

Terceira colocada nas eleições de 2010 e 2014, a ex-senadora Marina Silva (Rede-AC) afirmou em entrevista ao G1 que a saída para a atual crise política exige diálogo entre os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Para ela, se na época em que governaram, os dois negociaram com lideranças polêmicas a fim de garantir a governabilidade, eles têm condições de dar uma trégua às divergências pessoais para ajudar o país a superar as dificuldades.
Segundo a ex-ministra do Meio Ambiente, pela história e pela trajetória, Lula e FHC têm força para frear o agravamento da crise política desencadeada na última campanha presidencial. Marina afirma que a polarização entre PT e PSDB está “fazendo um mal tremendo” para o Brasil.
“Está na hora de o presidente sociólogo e o presidente operário conversarem. Se foi possível Fernando Henrique conversar com ACM, se foi possível Lula conversar com [José] Sarney, [Fernando] Collor, Renan [Calheiros], Jader Barbalho e Eduardo Cunha, por que não é possível conversarem dois ex-presidentes da República para que possamos viver os últimos suspiros da polarização?”, questionou a ex-senadora.
Na opinião de Marina, o país está perdendo grandes oportunidades por causa do “atraso” na política. “Ex-presidentes estão aí para assumir o papel de ex-presidentes e ajudar o país a sair do caos”, declarou.
A ex-senadora afirmou que a instabilidade política tem contaminado a economia, afastando investidores. Para ela, há pessoas que estão trocando o futuro do país “por causa de uma eleição”.
“As pessoas estão brincando. Qual é o investidor que vai olhar para uma situação como essa e vai achar que é sério investir no Brasil?”, indagou.
“O que está acontecendo é que as pessoas estão trocando o futuro do Brasil por causa da próxima eleição. E não se troca o futuro de uma nação por causa de uma eleição”, complementou.
Em julho, Fernando Henrique publicou um texto em sua página pessoal no Facebook no qual afirmou que, naquela ocasião, não era momento de se aproximar do governo, e sim do povo.
A declaração do tucano ocorreu um dia após o jornal “Folha de S.Paulo” publicar reportagem informando que Lula havia autorizado interlocutores a procurarem assessores do ex-presidente tucano para que fosse articulada uma conversa entre os dois.
Apesar das recentes desavenças entre Lula e FHC, Marina Silva destacou que um eventual encontro entre eles não seria visto como um “pacto de impunidade”, mas sim um “pacto de responsabilidade”.
“Não é ninguém ir conversar para dizer: ‘olha, estou aqui vergando a sua coluna’. Não, é um diálogo mesmo. O PSDB decidiu agora que vai votar a DRU. Enfim, é a proposta deles. É incoerente não votar”, defendeu a ex-senadora.
Ela se referia à manifestação dos tucanos de que, em prol da “governança”, votarão a favor da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a permissão para que a União utilize livremente parte dos recursos do Orçamento, a chamada Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Posts relacionados

Bolsonaro usará viagem para Conquista para virar o jogo no Nordeste; presidente chega nesta terça (23)

Redação Remanso News

Morre Sabrina Bittencourt, ativista que liderou denúncias contra João de Deus

Redação Remanso News

Casa Nova: Prefeito leva à periferia serviços emergenciais

Redação Remanso News

Grupo realiza saques e ocupações em 13 fazendas vizinhas às de Geddel

Redação Remanso News

Forças Armadas poderão atuar em presídios para reforçar segurança

Redação Remanso News

Remanso: Secretaria de Saúde inicia vacina contra raiva a partir desta segunda-feira (16) na zona rural do município

Redação Remanso News

Deixe um comentário