31.6 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Ele está de volta: Desembargador derruba bloqueio do WhatsApp
Destaque

Ele está de volta: Desembargador derruba bloqueio do WhatsApp

smartphone

O desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou hoje (17), em caráter liminar, o restabelecimento do aplicativo WhatsApp no país. Ontem (16), a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) havia determinado o bloqueio de 48 horas do aplicativo. A medida estava em vigor desde a 0h de hoje.

Saiba Mais
Fundadores do WhatsApp e do Facebook criticam bloqueio do aplicativo no Brasil
Por meio de nota, a Câmara Criminal de São Paulo informou que serão expedidos ofícios aos provedores com essa determinação. Segundo o desembargador, “em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa” em fornecer informações à Justiça.

Para Souza, é possível aplicar valores mais altos de multas para “inibir eventual resistência” da empresa responsável pelo aplicativo, em caso de descumprimento de determinações judiciais. O julgamento do mérito do recurso será analisado pela 11ª Câmara Criminal.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o bloqueio foi imposto porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho deste ano. No dia 7 de agosto, a empresa foi novamente notificada e foi fixada multa em caso de não cumprimento. Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da Internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.

Em fevereiro deste ano, o juiz Luiz Moura, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, determinou a suspensão do aplicativo Whatsapp em todo o território nacional, mas a decisão foi revogada por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

da Agência Brasil

Posts relacionados

Uso Do Prefixo 0303 Permitirá Bloqueio De Todas As Chamadas De Telemarketing

Redação Remanso News

MP recomenda que prefeitura de Saúde exonere parentes de cargos de confiança

Redação Remanso News

Canibal é condenado a prisão após matar e comer corpo de mulher com câncer: “ele é um animal”

Redação Remanso News

Juazeiro: Governo do Estado da Bahia encerra contrato com Hospital Sote, que suspende cirurgias ortopédicas

Redação Remanso News

Saques do FGTS começam no dia 13 deste mês; confira calendário de retirada

Redação Remanso News

Comissão do Senado reduz tempo de campanha e veta cabo eleitoral

Redação Remanso News

Deixe um comentário