30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Ministério da Educação e Cultura extingue secretaria e fará cortes
Brasil

Ministério da Educação e Cultura extingue secretaria e fará cortes

mec-300x187

O corte de custos e servidores no governo federal já teve reflexo no Ministério da Educação (MEC). A pasta decidiu extinguir a secretaria responsável por articular com Estados e municípios a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo informações do órgão, haverá corte de pessoal em todas as áreas e órgãos ligados ao MEC. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que cuida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), perderá sete cargos.

O MEC confirmou o fim da Secretaria de Articulação com
os Sistemas de Ensino (Sase). Suas atividades, diz a pasta, “serão mantidas dentro de uma estrutura que está sendo discutida”. Outras atribuições eram viabilizar o Sistema Nacional de Educação e o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), dispositivo que fixa o investimento necessário por estudante.

A pasta não informou quantos servidores serão atingidos nem se haverá mais mudanças. O MEC negou as especulações sobre o fim de outra secretaria – a de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

O Inep afirmou que participa do esforço “de ajuste das contas públicas”. Segundo o órgão, a reestruturação, iniciada ontem, preservará todas as suas atribuições institucionais.

Dos R$ 11,2 bilhões bloqueados pela presidente Dilma Rousseff (PT) em decreto ontem, R$ 189,4 milhões serão de orçamento do MEC. A pasta, porém, disse não ter definido cortes. Informou que atua, ao lado do governo, para que a mudança da meta fiscal de 2015 seja aprovada no Congresso, o que vai “reverter o contingenciamento”

Dierto de Brasilia

Posts relacionados

Revolução sem povo: Conheça a história da Proclamação da República

Redação Remanso News

PF acusa Aécio de atuar para maquiar dados enviados a CPI

Redação Remanso News

Petrobras aumenta o diesel em 13% e gasolina em 1,53% nas refinarias

Redação Remanso News

Futuro ministro, Cid Gomes diz que anunciará novo piso para professores em janeiro

Redação Remanso News

INSS convoca quem recebe auxílio-doença para perícia de revisão

Redação Remanso News

Dilma pede “paciência” e diz que sociedade precisa dividir esforço

Redação Remanso News

Deixe um comentário