30.1 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Capacidade do reservatório de Sobradinho triplica com últimas chuvas
Geral Sobradinho

Capacidade do reservatório de Sobradinho triplica com últimas chuvas

Lago-sobradinho

O nível de água conversível em energia armazenada nos reservatórios da região Nordeste mais do que triplicou durante o mês de janeiro. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que a Energia Armazenada por Região (EAR), no Nordeste, subiu do nível de 5,15% registrado em dezembro para 17,58% no dia 31 de janeiro.
Embora a recuperação dos reservatórios seja expressiva, uma tendência já esperada para o chamado período de chuva, entre novembro e abril, a situação dos reservatórios no Nordeste ainda é preocupante. Em janeiro de 2014, por exemplo, os reservatórios haviam terminado o primeiro mês do ano com o equivalente a 42,62% de energia armazenada. Em 2015, com o agravamento da crise hídrica, o número já havia caído para 16,41% ao final de janeiro, patamar semelhante ao registrado neste ano.
A recuperação do nível de água nos reservatórios do Nordeste reflete a situação de Sobradinho, principal reserva de água da região. O reservatório, que chegou a atingir 2,06% do volume útil no início deste mês, estava em 7,67% no dia 28 de janeiro- último dado disponibilizado pelo ONS.
Demais regiões
A situação dos reservatórios no submercado Sudeste/Centro-Oeste, região responsável por 70% da capacidade de armazenamento de água do País, também apresentou recuperação expressiva no decorrer de janeiro. O indicador de energia armazenada, que estava em 29,82% em dezembro, subiu para 44,43% no dia 31 de janeiro. O número supera os 16,84% registrados no primeiro mês de 2015 e os 40,28% de janeiro do ano anterior.
Na região Norte, o indicador de energia armazenada subiu de 15,38% em dezembro para 30,33% ontem. O número, apesar da recuperação, ainda é inferior aos 34,70% de janeiro de 2015. Na comparação com janeiro de 2014, os reservatórios apresentam queda pela metade, ante os 60,75% de dois anos atrás

Com informações de JC Online/blogvaldineypassos

Posts relacionados

Casa Nova: Sem operação carro pipa, prefeito fornece água potável no interior

Redação Remanso News

Primeira-Dama de Remanso, Maria Olívia, Realiza Confraternização Com Funcionários da Jardinagem e Limpeza Pública

Redação Remanso News

Codevasf estrutura atividades produtivas no norte baiano com a entrega de equipamentos

Redação Remanso News

Rui Costa autoriza Convênios para limpeza, ampliação e requalificação de aguadas para os Municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé e outros municípios que fazem parte do Constesf

Redação Remanso News

CNJ aposenta Juiz Vitor Bizerra por usar cargo para defender interesses pessoais em Sento Sé

Redação Remanso News

Calor Faz Indústrias E Grandes Empresas Consumirem Mais Energia

Redação Remanso News

Deixe um comentário