26.1 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Barqueata alerta sobre os problemas do velho Chico
Destaque

Barqueata alerta sobre os problemas do velho Chico

No terceiro ano da Campanha Nacional em Defesa do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio São Francisco realizou, por meio de uma barqueata, uma verdadeira aula de educação ambiental nas águas são franciscanas. A ação aconteceu nesta sexta-feira, 03 de junho, no trecho do rio que separa as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. Dez barcos enfeitados com os símbolos da campanha ‘Eu viro Carranca para defender o Velho Chico’ navegaram como uma frota de proteção ao rio, chamando a atenção da sociedade para os graves problemas da região. Dentro das embarcações, estudantes, professores, pesquisadores e ambientalistas puderam conferir de perto os dramas vivenciados pelo rio, que abastece mais de 15 milhões de pessoas em seu curso por sete unidades da federação.

“Essa é uma região estratégica para se perceber o impacto da ‘seca de gestão’ na bacia do São Francisco, que tem sofrido com a diminuição da sua vazão, a destruição de sua vegetação, a ocupação de suas áreas de mata nativa e, principalmente, o despejo de esgoto em suas águas, como fazem cidades como Juazeiro e Petrolina”, denunciou Almacks Luiz, membro do CBHSF e presidente do Comitê da Bacia do Rio Salitre. Durante a viagem pelo rio, os barcos fizeram uma parada na Ilha do Fogo para uma ação de peixamento e devolução simbólica de água limpa ao rio.

“Essa é uma atividade continua da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), trazendo alevinos para o rio, na esperança de trazer vida ao Velho Chico”, explicou o engenheiro de Pesca da entidade, Francisco José Souza, que elogiou o caráter educativo da ação do Comitê neste ano. “Essa conscientização deve atingir diretamente os jovens, pois eles podem gerar mudanças significativas na sociedade”, disse.

O engenheiro explicou que foram colocados na água cerca de 40 mil alevinos de espécies nativas como Curimatã, Piau e Pacamã, este último só encontrado no São Francisco. “Mas é preciso a conscientização da sociedade para aguardar o desenvolvimento dos peixes para que eles se reproduzam e garantam descendentes”.

Conscientização que pescadores, como Domingos Márcio Matos, membro do CBHSF, faz questão de divulgar com seus colegas de profissão. “Precisamos saber conviver com o rio São Francisco, não abusando da sua boa vontade conosco e não retirando acima das suas condições. O que vemos hoje é o resultado da falta de amor e cuidado com esse patrimônio do povo brasileiro”.
Assessoria de Comunicação do CBHSF Fotos Ivan Cruz

Posts relacionados

Karatecas de Remanso faturam 16 medalhas em competição no estado do Piauí

Redação Remanso News

Divulgada atrações da festa do interior de casa nova/ba

Redação Remanso News

Injustiça sobre as águas do Velho Chico (processo de indenização dos ribeirinhos já rola por 12 anos)

Redação Remanso News

José Serra é denunciado por lavagem de dinheiro e vira alvo da Lava Jato

Redação Remanso News

Operação Detalhes: Desembargador pede vista para analisar denúncia contra Roberto Carlos

Redação Remanso News

Em protesto: Delegados da Bahia decidem entregar cargos e suspendem operações

Redação Remanso News

Deixe um comentário