29.6 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
Campo Alegre de Lurdes Notícias

Colégio Luiz Eduardo Magalhães pode ser interditado em Campo Alegre de Lourdes

CAL

Nós não merecemos estudar num lixo junto com os urubus. Somos seres humanos”, desabafou o estudante do 7º ano.

O Colégio Municipal Luiz Eduardo Magalhães em Campo Alegre de Lourdes pode ser interditado a qualquer momento.

De acordo com o promotor de justiça, senhor Rafael Santos, que visitou a unidade escolar no dia 9 de agosto, foram encontradas algumas irregularidades de natureza estrutural.
“Se ficar comprovado nos autos do procedimento preparatório ou no próprio inquérito civil, que a escola não tem condições mínimas de funcionamento, no interesse da saúde e segurança das crianças e adolescentes que lá estudam, o Ministério Público pode pedir a interdição temporária e transferência dos adolescentes sem prejuízo de obrigar o gestor a corrigir as irregularidades, que não dá para dispor, abrir mão e simplesmente virar as costas e deixar o colégio interditado”, explicou o promotor à nossa redação.

O Colégio Luiz Eduardo foi municipalizado desde o ano de 2009, por conta de algumas medidas adotadas pelo governo do estado que dividiu responsabilidades com os municípios da seguinte forma: As unidades de ensino médio ficariam por conta do estado, no caso (Escola Francisca Rodrigues e Escola Ives Orlando) e o Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano (Luiz Eduardo) ficaria sob a responsabilidade da prefeitura.

O Luiz Eduardo foi a primeira escola estadual em Campo Alegre de Lourdes. Inicialmente na década de 80 atendia da quinta a oitava séries. A escola é referência para estudantes de várias gerações, e se tornou uma espécie de patrimônio cultural.

Um dos professores que leciona nesta unidade escolar, há 16 anos, disse que a última reforma geral aconteceu ainda em 1994. Para o professor o descaso é total. “A situação é péssima, quadros horríveis, banheiros quebrados, portas e janelas quebradas, cadeiras quebradas e não há ventiladores para amenizar o calor. É um patrimônio que os gestores, independente de A ou B deveriam tentar resgatar”, relatou.

JANELAS-QUEBRADAS-900-X-600ESTRUTURA-900-X-600

Para o estudante do 7º ano, a situação do prédio é crítica e se encontra num estado de calamidade pública.
“Estudo lá, e tenho vergonha de dizer que estudo nessa escola, quando alguém me pergunta onde eu estudo. Lá não há mesas nem cadeiras em bom estado; não tem portas nas salas, não tem janelas, banheiros totalmente destruídos, não tem água para beber. No interior da escola tem muito lixo, quadra destruída nas aulas de educação física, o professor não tem nada para trabalhar. Enfim, a escola precisa ser interditada para uma reforma, nós não merecemos estudar num lixo junto com os urubus. Somos seres humanos”, desabafou o estudante.

Outra situação grave encontrada na escola diz respeito à cozinha (cantina) que além de estar com o ambiente comprometido, fornece uma merenda escolar defasada.

MERENDA-900-x-600GELADEIRA-DISPENSA-900-X-600FOGAO-900-X-600

A visita do promotor a Campo Alegre de Lourdes faz parte do projeto saúde mais educação, lançado no município mês passado. Inicialmente a ideia é de se fazer uma visita mensalmente e sortear uma unidade de ensino ou de saúde e efetuar o acompanhamento.

Doutor Rafael disse estar contente nesta primeira visita depois do lançamento do programa: “Eu achei muito positivo porque houve a participação da sociedade, que é o intuito do Ministério Público; que a sociedade participe que vá com o promotor, entre na escola, entre na creche, na UPA, no hospital, na casa de saúde, e a própria sociedade veja qual a situação, dos equipamentos públicos que estão disponíveis”.

PROMOTOR-DENTRO-COLEGIO-900-X-600 PROMOTOR-NA-PRACA-900-X-600 PROM-TURMA-DENTRO-900-X-600

O promotor ainda explicou de forma detalhada como funciona o programa e que medidas serão tomadas:

“Com relação às medidas que serão adotadas, já fazem parte do procedimento do programa. É um programa do Ministério Público do Estado da Bahia, inclusive premiado no conselho nacional do MP, que já tem um cronograma e um procedimento que deve adotar. Ao constatar as irregularidades na estrutura da escola, o promotor instaura um procedimento preparatório de inquérito civil, para apurar responsabilidades e a forma de se resolver, solucionar os problemas. As autoridades serão oficiadas, serão requisitadas mais informações, até mesmo será feita a proposta de um compromisso de ajustamento de conduta com as autoridades, com prazos fixados a fim de que essas autoridades venham buscar resolver, solucionar os problemas. E se ao final as autoridades se mostrarem relutantes na resolução do problema constatado, não resta outra alternativa para o MP, senão o ajuizamento da ação civil pública, para obrigar judicialmente às autoridades a darem as providências necessárias”.

A próxima visita do promotor a Campo Alegre de Lourdes está agendada para o dia 8 de setembro.

COLEGIO-FORA-900-X-600PANELAS-COZINHA-900-X-600 PANELAS-GALAO-900-X-600VASO-900-X-600

Com Informações: Blog Josué Mariano

Posts relacionados

SBT vai reexibir Porta da Esperança a partir de janeiro

Redação Remanso News

Construção de cisternas e barreiros permitirá maior oferta de água em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Caminhão causa acidente em Petrolina e é perseguido pela polícia, Veja vídeo:

Redação Remanso News

Assista ao vídeo que mostra o momento da queda do helicóptero que transportava Ricardo Boechat:

Redação Remanso News

Conscientização: Trabalho é vedado aos menores de 14 anos no Brasil

Redação Remanso News

Cipe-Caatinga efetua Prisão de Homem por receptação de veículo em Pilão Arcado

Redação Remanso News

Deixe um comentário