29 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • Saiba como observar a chuva de meteoros na madrugada desta sexta
Mundo Notícias

Saiba como observar a chuva de meteoros na madrugada desta sexta

A partir das 3h30 de sexta-feira o evento Perseidas promete uma média 20 meteoros por hora

oror-300x250e

Uma das melhores chuvas de meteoros do ano vai iluminar o céu na madrugada desta sexta-feira. O auge do fenômeno Perseidas acontece por volta das 5h, pouco antes do nascer do Sol, e promete uma frequência de até 20 meteoros por hora no Brasil. O evento poderá ser visto em todos os estados do país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

“Os meteoros poderão ser vistos a olho nu, a partir das 3h30 até o amanhecer. Será necessário olhar na direção Norte do céu e ser persistente para enxergar as ‘estrelas cadentes’”, explica o astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rastros de cometas

Chuvas de meteoros são causadas por vestígios de cometas que, ao atingirem a atmosfera terrestre, entram em combustão. Assim, é possível acompanhar por alguns instantes a trajetória iluminada desses fragmentos que parecem despencar do céu – por isso, são conhecidos como “estrelas cadentes”.

O fenômeno Perseidas acontece quando a Terra passa, periodicamente, pelos estilhaços rochosos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, descoberto em 1862 por Lewis Swift e Horace Parnell Tuttle.

O local de onde os meteoros parecem se originar, chamado radiante, é a constelação de Perseu, de onde vem o nome da chuva de meteoros. Ela fica na parte Norte do céu – por isso é preciso olhar para essa direção para identificar os meteoros. Também por essa razão o fenômeno costuma ser melhor para os moradores do Hemisfério Norte, que poderão acompanhar até 100 meteoros por hora. Nos países abaixo da linha do Equador, a frequência de meteoros é menor, pois o radiante não fica em uma posição alta no céu, o que prejudica a visualização dos rastros brilhantes.

Este ano, a Lua em sua fase crescente não deve atrapalhar a visualização do evento, que precisa de céu bem escuro e limpo para se observado. Para acompanhar os meteoros é preciso paciência, pois eles aparecem inesperadamente e é comum que haja longos períodos sem atividade.

“O ideal é procurar um lugar de céu mais escuro possível, afastado das luzes da cidade e programar de uma a duas horas de vigília, para que os olhos se acostumem com a escuridão. Nada de olhar para o celular a cada 5 minutos!”, orienta Gustavo Rojas astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Previsão do tempo
A falta de nuvens no céu também deve ajudar a observação do fenômeno. A previsão é de tempo firme e seco na região Sudeste, Sul e Centro-Oeste, com tempo frio e algum nevoeiro pela manhã; enquanto na região Nordeste está previsto tempo firme, com nebulosidade no Sul da Bahia e no Maranhão. A região Norte tem tempo firme e seco.

Fonte: Com informações da Veja

Posts relacionados

Deputada é processada por denunciar possíveis casos de irregularidades no TCM da Bahia; ela denuncia fatos graves

Redação Remanso News

Inscrições para projetos de apoio à Caprinovinocultura e Aquicultura e Pesca vão até dia 29 na Bahia

Redação Remanso News

Mais de 90% dos deputados tentarão a reeleição em outubro

Redação Remanso News

Ministério confirma 16 casos de Zika, febre ‘prima’ da dengue

Redação Remanso News

Citado por Janot, Geddel diz que nunca precisou de apoio para conseguir doações

Redação Remanso News

Petrolina ganha voo direto, ida e volta, à São Paulo

Redação Remanso News

Deixe um comentário