29.6 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Sob novas regras, campanha eleitoral municipal começou nesta terça-feira (16)
Destaque

Sob novas regras, campanha eleitoral municipal começou nesta terça-feira (16)

justica-eleitoral-1-300x250e
A campanha eleitoral municipal de 2016 começou nesta terça-feira nas 5.568 cidades brasileiras. De hoje até o dia 2 de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para escolher vereadores e prefeitos, e, em algumas cidades, até o dia 30 de outubro, data do segundo turno, os postulantes aos Executivos e Legislativos municipais se verão diante da nova realidade criada pela minirreforma eleitoral aprovada no Congresso em 2015 e pelos atuais escândalos de corrupção: há menos tempo e menos dinheiro para disputar o voto de um eleitor cada vez mais descrente na classe política.

Tendo em vista, sobretudo, reduzir custos das campanhas, a nova legislação eleitoral encurtou à metade, de 90 para 45 dias, o tempo total de campanha, e de 45 para 35 dias o período de propaganda eleitoral gratuita nas redes nacionais de rádio e televisão. O pleito deste ano também inaugura uma nova era na forma dos programas eleitorais, que começam em 26 de agosto: as peças cinematográficas assinadas por marqueteiros – gênero consagrado por João Santana, réu na Operação Lava Jato – dão lugar a faixas em que estão proibidos efeitos especiais, montagens, computação gráfica e desenhos animados.

A principal mudança no regimento eleitoral brasileiro, no entanto, é a que atinge em cheio os caixas de campanha. Com a proibição do financiamento empresarial de empresas, a dinâmica das campanhas mudou antes mesmo do seu início. Se antes era preciso que um candidato se viabilizasse politicamente, com alianças e coligações vistosas, passou a ser igualmente fundamental ponderar a viabilidade econômica de uma campanha bancada apenas por doações de pessoas físicas – prática pouco tradicional no Brasil – e recursos do fundo partidário.

Em tempos nos quais a cultura do caixa-dois passou a significar tesoureiros de partido condenados a longos períodos de cadeia no Brasil, os candidatos que tiverem as contas reprovadas terão os registros sob risco de suspensão e os partidos passam a não ser mais responsabilizados.

Os gastos dos candidatos que a partir de hoje saem às ruas em busca de votos ainda deverão respeitar limites. Em cidades onde houve apenas um turno em 2012, as despesas das candidaturas a prefeito devem ser de, no máximo, 70% do maior valor gasto naquele ano; em cidades onde houve apenas um turno, 50% do maior valor. Nos municípios com até 10.000 habitantes, as campanhas para prefeito têm um teto de gastos de até 100.000 reais.

Eleição em números – Para as eleições de 2016, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores no país, 144.088.912, cresceu 1% em relação ao pleito de 2014, quando 142.467.862 brasileiros elegeram presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. O aumento é de 4% sobre o colégio eleitoral de 138.544.348 pessoas que foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores em 2012.

Segundo o sistema de registro de candidaturas do TSE, as eleições deste ano contarão com 9186 candidatos a prefeito e 247.338 candidatos a vereador, cargo para o qual há 37.312 vagas.

De acordo com o TSE, as mulheres são 52% do colégio eleitoral brasileiro; os homens, 48%. Entre os candidatos, no entanto, eles são 69% e elas apenas 31%.

Segundo o sistema de registro, o número de candidatos a prefeito diminuiu 43% neste ano em relação às eleições de 2012, quando eram 16.139 concorrentes. Já a quantidade de vereadores para as eleições de outubro é 43% menor do que na última disputa, quando havia 449.792 candidatos registrados.

Fonte: Veja

Posts relacionados

PR está ficando impaciente com Rui Costa

Redação Remanso News

Juízes federais indicam Sergio Moro para cadeira de Teori

Redação Remanso News

Ministro da Educação estará na Univasf nesta segunda-feira (15)

Redação Remanso News

‘Não pode ser política de governo fazer lockdown’, diz novo ministro da Saúde

Redação Remanso News

PF abre inquérito para investigar laranjas ligadas a ministro do Turismo

Redação Remanso News

Coronel Anselmo Brandão pode deixar comando da PM-BA

Redação Remanso News

Deixe um comentário