26.6 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Vaquinha virtual em prol de Lula alcança apenas metade da meta
Brasil Política

Vaquinha virtual em prol de Lula alcança apenas metade da meta

vaquinha1

A vaquinha virtual criada para levantar recursos para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encerrou sábado (24) bem abaixo da meta. Em dezessete dias, a campanha conseguiu arrecadar 270.051 reais — um pouco mais do que a metade do objetivo inicial, que pretendia alcançar a soma de 500.000 reais. Diante do fiasco iminente, o blog Radar On-Line, revelou que, há dois dias do fim da campanha, o Instituto Lula havia convocado os quadros do PT para ajudar na arrecadação. Na ocasião, as doações ainda estavam em 188.000 reais.

A vaquinha, que vigorou entre os dias 7 e 24 de dezembro, foi hospedada na plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) Catarse. Segundo informações da página, o intuito era patrocinar uma campanha nos meios de comunicação para “romper o cerco jurídico midiático, fortalecendo o papel da blogosfera e de veículos alternativos, acumulando forças para a democratização dos meios de comunicação”. Ao todo, 2.381 pessoas doaram ao “comitê em defesa da democracia e do Lula”.

Para efeitos de comparação, em dezesseis dias, uma vaquinha semelhante feita em prol da ex-presidente Dilma Rousseff conseguiu arrecadar 791.996 reais, cerca de 58% a mais do que a meta inicial — também de 500.000 reais. No caso, a campanha visava levantar fundos para custear as viagens de Dilma pelo Brasil quando o impeachment ainda não estava consumado.

Para convocar a população a doar, a vaquinha de Lula divulgou vídeos com depoimentos de celebridades e políticos. De acordo com a página, a campanha “Um Brasil justo, pra Todos e pra Lula” foi organizada por lideranças de movimentos sociais e sindicatos, como Guilherme Boulos, do MTST, Vagner Freitas, da CUT, Carina Vitral, da UNE, João Stédile, do MST, dentre outros.

Fonte: MSN

Posts relacionados

Correios será retirado do Programa Nacional de Desestatização

Redação Remanso News

Mais de 500 mulheres são agredidas por hora no Brasil, revela pesquisa

Redação Remanso News

Encceja será aplicado em 546 cidades; inscrições iniciam no dia 07 de agosto

Redação Remanso News

STJ rejeita recurso de Isaac Carvalho e mantém condenação; defesa do ex-prefeito entra com novo processo

Redação Remanso News

Lula fala sobre investigação da PF e diz que sobreviverá à “pancadaria”

Redação Remanso News

Ex-governador do Rio, Sérgio Cabral é preso em nova etapa da Lava Jato

Redação Remanso News

Deixe um comentário