28.1 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Pesquisadores preveem agravamento da seca no nordeste entre fevereiro e abril
Geral

Pesquisadores preveem agravamento da seca no nordeste entre fevereiro e abril

secane(2)

A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.

Os pesquisadores alertam para o “acentuado risco” de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco. Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.

Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. “Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso”, diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. O Cemaden é ligado ao MCTIC e tem participação no grupo de trabalho.
Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

Juazeiro promoverá concurso de rainha e Rei Momo no dia 19 de janeiro

Redação Remanso News

Prefeita Ana Passos se reúne com secretário de infraestrutura do estado

Redação Remanso News

Zó recebe aprovados do concurso de delegados e escrivães da polícia civil

Redação Remanso News

Pai da Maisa dá resposta sobre campanha para que ela faça um filme pornô

Redação Remanso News

34º Festival de violeiros de Petrolina movimenta concha acústica nesta quarta-feira (13)

Redação Remanso News

25ª CIPM e Policia Civil prendem individuo com notas falsificadas em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário