26.2 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • EUA prometem ‘resposta arrasadora’ em caso de ataque nuclear norte-coreano
Mundo Notícias

EUA prometem ‘resposta arrasadora’ em caso de ataque nuclear norte-coreano

Secretário americano de Defesa reafirmou o compromisso de Washington com a defesa de ‘aliados fundamentais como a Coreia do Sul’

EUA

secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, alertou nesta sexta-feira (3), em Seul, na Coreia do Sul, que o governo americano responderá de forma “efetiva e arrasadora” em caso de um hipotético ataque nuclear da Coreia do Norte contra o país ou algum aliado.
O regime de Kim Jong-un “continua lançando mísseis, desenvolvendo seu programa de armas nucleares e com discurso e comportamento ameaçadores”, afirmou Mattis durante um encontro com o colega sul-coreano, Han Min-koo, no segundo e último dia de visita à Coreia do Sul.
“Qualquer ataque sobre os Estados Unidos ou sobre nossos aliados, e qualquer uso de armas nucleares, dará lugar a uma resposta efetiva e arrasadora”, disse em declarações, segundo a agência “Yonhap”.
Em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo, o secretário americano reafirmou o compromisso de Washington com a defesa de “aliados fundamentais como a Coreia do Sul”, uma aliança que permanece “selada”, segundo ressaltou.
A visita de Mattis ocorre após Pyongyang realizar o teste de um míssil intercontinental, experimento que, se for executado com sucesso, significaria mais um passo no desenvolvimento de uma arma nuclear capaz de alcançar o território americano.
Depois da reunião com o ministro sul-coreano, o chefe do Pentágono deve viajar nesta sexta-feira ao Japão onde irá se encontrar com o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, e com a colega japonesa, Tomomi Inada.
Os dois aliados se dispunham a receber Mattis com certo incômodo perante a imprevisível política externa de Trump e depois que o novo presidente dos Estados Unidos ameaçou durante a campanha eleitoral retirar as tropas americanas do Japão e da Coreia do Sul pelo elevado custo que isso representa.

DO G1

Posts relacionados

Grupo do governo indica os nomes e comissão do Impeachment no Senado está formada

Redação Remanso News

Consumo de vinho no Nordeste aumenta em relação às demais regiões do país

Redação Remanso News

Correios vão fechar 513 agências e demitir 5,3 mil trabalhadores

Redação Remanso News

Agência dos Correios de Campo A. de Lourdes é assaltada nesta sexta-feira(06)

Redação Remanso News

Postos de gasolina subiram preço antes de anúncio da Petrobras

Redação Remanso News

Parceria entre Prefeitura de Sobradinho e Agrovale vai beneficiar produtores com doação de forrageira

Redação Remanso News

Deixe um comentário