28.1 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Aviso aos viajantes: esta é a última semana para compra de passagens com bagagem grátis
Brasil

Aviso aos viajantes: esta é a última semana para compra de passagens com bagagem grátis

Se você pretende viajar ainda neste ano ou planeja uma viagem futura, a sugestão é comprar as passagens aéreas até a próxima segunda-feira (13/3). Esta é o último dia para comprar bilhetes com bagagem grátis. A partir da próxima terça-feira (14/3), entra em vigor a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que dá fim à franquia obrigatória de bagagem despachada. Com a mudança, as malas despachadas passam a serem pagas. As taxas vão depender de cada companhia aérea.

Foto: Agência Brasil/EBC)

A data limite para compra de passagens sem o custo adicional é até o dia 13, e independe do dia da viagem. Quem comprar um bilhete amanhã (7/3), por exemplo, mas só for viajar em dezembro ainda terá o direito a franquia obrigatória. Isto é, poderá seguir viagem com uma mala de até 23 kg em viagens nacionais, e duas malas de até 32 kg em voos internacionais, gratuitamente.

Depois disso, a partir do dia 14, os passageiros serão submetidos às regras e definições próprias de cada companhia aérea nacional. De acordo com a Anac, em voos internacionais, o despacho de malas sem custo deve ser mantido, com exceção da possível redução do peso permitido nas bagagens.

A nova resolução da Anac atende a uma demanda antiga do setor aéreo, que defendia o fim da bagagem gratuita, de até 23 kg por passageiro nos voos nacionais, com o argumento de aproximar as normas brasileiras aos padrões internacionais. Atualmente, apenas Venezuela, Rússia e México também exigem que as companhias aéreas transportem, pelo menos, uma mala sem cobrar, segundo a própria agência reguladora.

Cobrança de bagagem não garante menor preço, diz Gol

Para o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, o fim da franquia deverá aumentar a concorrência entre as companhias aéreas, o que poderá acabar beneficiando o consumidor. “A possibilidade de poder cobrar a mala não traz outra coisa senão a intensificação da competição. Cada companhia vai precificar o que cobrar da mala e se vai ou não cobrar”. Segundo ele, a tarifa para quem viajar sem mala será menor em comparação ao valor pago por quem despachar.

Correio

Posts relacionados

Reforma da Previdência terá de lidar com disparidade de expectativa de vida

Redação Remanso News

União faz acordo com estados e muda MP que libera recursos da repatriação

Redação Remanso News

Projeto de lei busca isenção de multas para ambulâncias e viaturas

Redação Remanso News

Dilma aparece como nome forte do PT em pesquisa

Redação Remanso News

Nova proposta do Minha Casa Minha Vida será anunciada em dezembro

Redação Remanso News

Café da manhã de Temer em aeronave custaria R$ 96,00 por dia, com R$1,7mi

Redação Remanso News

Deixe um comentário