25.4 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • TSE estuda controlar influência das igrejas nas eleições;entenda o caso
Brasil

TSE estuda controlar influência das igrejas nas eleições;entenda o caso

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda uma cláusula para bloquear o uso do poder econômico e a influência das igrejas nas eleições, afirma o presidente da Corte eleitoral, Gilmar Mendes.

“Depois da proibição das doações empresariais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), hoje quem tem dinheiro? As igrejas. Além do poder de persuasão. O cidadão reúne 100 mil pessoas num lugar e diz ‘meu candidato é esse’. Estamos discutindo para cassar isso”, diz o ministro.

Para Mendes, há um uso da religião para influenciar as eleições, contando ainda com os recursos das igrejas, não apenas material, mas a própria estrutura física. “Outra coisa é fazer com que o próprio fiel doe. Ou pegar o dinheiro da igreja para financiar”, afirma. “Se disser que agora o caminho para o céu passa pela doação de 100 reais, porque eu não vou para o céu?”, ironiza.

De acordo com Gilmar Mendes, há um potencial para abuso de poder econômico de “difícil verificação”, e existe a necessidade de o TSE agir.

Na Câmara dos Deputados, a bancada evangélica cresce a cada eleição. De acordo com dados do TSE, em 1998, eram 47 parlamentares. Em 2014, foram eleitos 80.

A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso, no entanto, tem 181 deputados e quatro senadores participantes – que incluem, além dos próprios deputados ligados às igrejas, simpatizantes e outros parlamentares que defendem as mesmas pautas, normalmente bastante conservadoras.

Na população em geral, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os evangélicos representam 22% dos brasileiros.

(Com informações da Reuters)

Fonte: VEJA.com

Posts relacionados

Agências bancárias reabrem na próxima quarta-feira para atendimento ao público

Redação Remanso News

Bolsonaro define idade mínima: 65 anos para homens e 62 para mulheres

Redação Remanso News

Inscrições para o Sisu são adiadas para julho, confirma ministro

Redação Remanso News

Mudança na fórmula da aposentadoria

Redação Remanso News

Pela 1ª vez na história, cerimônia de posse presidencial pode ter culto ecumênico

Redação Remanso News

Joaquim Barbosa pode ser vice de Marina em 2018, diz revista Veja

Redação Remanso News

Deixe um comentário