29.5 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Vacina da febre amarela exige avaliação médica
Brasil

Vacina da febre amarela exige avaliação médica

O Ministério da Saúde (MS) recomenda avaliação médica para pacientes que têm defesas imunológicas baixas e que precisem da vacina contra a febre amarela, seja por habitar regiões de risco ou que vão viajar para regiões afetadas por surto.

A vacinação é recomendada em 19 estados do Brasil e em 152 países – a maioria dos que fazem a exigência fica na América do Sul e Central, África, Ásia e Oriente Médio, além de ilhas do Caribe e da Oceania.

De acordo com o MS, é necessário que o profissional de saúde classifique o estado do paciente quanto ao grau de imunização.

A vacina é indicada para pessoas entre 9 meses e 60 anos, no entanto, também é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e idosos.

Segundo a infectologista Ceuci Nunes, a avaliação não deve se aplicar para os casos de crianças recém-nascidas, grávidas e mães que estão amamentando, já que a vacina é feita de vírus vivo atenuado e pode ser passado da mãe para o bebê.

“Trata-se de uma questão individual. Se um médico avaliar que um idoso que precise tomar a vacina esteja em boas condições de saúde para receber a imunização, basta ele elaborar um relatório para que o paciente se dirija ao posto de saúde e solicite a vacina”, explicou.

A possibilidade de pacientes com sorologia positiva receber a imunização contra a febre amarela foi tema de relatório elaborado pela Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids. Dentre as questões levantadas pela entidade, estava a possibilidade de avaliar pacientes que não apresentem sintomas aparentes e de carga viral.

Para a infectologista Luzia Bastos, a imunização de portadores de HIV merece atenção maior por parte do MS devido à particularidade de cada caso. “A vacina pode não ser recomendada para uma pessoa com imunidade comprometida pela doença, no entanto, pode ser fundamental para que o outro resguarde a saúde”, disse.

Casos

Na Bahia, em 2017, até o último dia 20, foram notificados 16 casos suspeitos de febre amarela em humanos em oito municípios – Itiúba, Coribe, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Feira de Santana, além de residentes em Alagoas. Do total, sete foram descartados laboratorialmente. O restante permanece em investigação. Em todo o país, até o dia 17, foram confirmados 448 casos.

A Tarde

Posts relacionados

Autoteste de HIV estará disponível nacionalmente até o fim de julho em farmácias

Redação Remanso News

Novas regras para tirar CNH já estão valendo; veja o que muda

Redação Remanso News

Dilma sanciona lei que pode reduzir até 30% de salário do trabalhador

Redação Remanso News

Comércio e serviços devem gerar 59,2 mil vagas para o fim de ano, projetam CNDL/SPC Brasil

Redação Remanso News

Petrobras poderá fazer mais ajustes nos preços de combustíveis no país

Redação Remanso News

Renato Feder desiste de ser ministro da Educação

Redação Remanso News

Deixe um comentário