27.8 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Casa Nova
  • Parque Eólico Casa Nova I: Desperdício, abandono e falta de planejamento
Casa Nova Geral Petrolina

Parque Eólico Casa Nova I: Desperdício, abandono e falta de planejamento

Em agosto de 2014, 400 funcionários remanescentes das empresas TEC, DOIS A, CGE, Construcel e IM, todas subcontratadas pela IMPSA Wind, realizaram a última manifestação tentando receber salários atrasados e as indenizações devidas pelo tempo trabalhado na construção do Parque Eólico Casa Nova I, de propriedade da CHESF e com previsão para a construção de 120 torres, a um custo estimado inicial de 850 milhões de reais (veja aqui).

Hoje, 07 de abril de 2017, quase três anos depois, o representante da CHESF, Luiz Carlos Santos, admitiu que “estamos realizando estudos para retomar as obras”, ou seja, não havia estudo, nem viabilidade em um projeto eivado de irregularidades desde o início. Sobre as linhas de transmissão, que irão servir para a distribuição da energia gerada pelos Parques Casa II e III, “as obras estão sendo retomadas, mas ainda faltam 17 quilômetros”. Sobre as irregularidades, “não tem conhecimento”.

Com 30 torres construídas, do total de 120; sem linhas de transmissão finalizadas, abandonado e sendo dilapidado diariamente, enferrujando, com equipamentos ainda armazenados em Recife e em outros portos, uma investigação policial em curso e centenas de reclamações trabalhistas, sem pagar o arrendamento das áreas ocupadas pelas torres, o Parque Eólico Casa Nova I é um monumento ao desperdício do dinheiro público.

A IMPSA Wind, a empresa argentina contratada pela CHESF, está em fase de “recuperação judicial”, as outras pequenas empreiteiras, as “gatas, sumiram. Ainda segundo Luiz Carlos Santos “hoje a CHESF não pode nem adentrar no canteiro de obras do Parque Casa Nova I”.

Em 2 de setembro de 2014 o superintendente de Projetos e Construção de Geração da CHESF, Ruy Barbosa Pinto Júnior, ofereceu um almoço aos jornalistas, no Quality Hotel, orla 2 de Petrolina, quando afirmou ser o Parque Eólico de Casa Nova “um projeto 100% CHESF”, com 3 parques com capacidade instalada de 180, 28 e 26 megawatts, respectivamente, totalizando 234 megawatts, garantindo que a primeira etapa seria inaugurada em janeiro de 2015. Além das promessas da CHESF, os sonhos de mais emprego, as promessas de energia mais barata e mais renda para os municípios, assim como 600 milhões de reais, também foram levados pelo vento.
Por Manoel Leão

Posts relacionados

Presidente do Constesf participa de Oficina Territorial sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar

Redação Remanso News

Em ano atípico, comerciantes seguem otimistas para vendas de Natal em Petrolina

Redação Remanso News

Mulher é presa com cerca de 200 pedras de crack em Petrolina

Redação Remanso News

Urubus são abatidos e carne é vendida como se fosse galinha em feira

Redação Remanso News

Recolhimento de embalagens de defensivos contribui para cuidar do Rio São Francisco

Redação Remanso News

Homem incendeia o pròpio carro ao pensar que tinha acertado na Mega-Sena

Redação Remanso News

Deixe um comentário