29 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Conscientização: Trabalho é vedado aos menores de 14 anos no Brasil
Notícias

Conscientização: Trabalho é vedado aos menores de 14 anos no Brasil

Nesta segunda-feira (12), é celebrado o Dia Mundial contra do Trabalho Infantil. Para marcar a data, o Ministério do Trabalho promove palestras sobre o panorama dessa prática no País, além da realização de debates sobre a situação de refugiados e o trabalho infantil em contextos de conflito. Também estão previstos concursos artísticos em escolas para incentivar a reflexão entre os jovens.

“São vários eventos, nos quais vamos denunciar a prática ilegal e ressaltar as políticas desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho no combate ao trabalho infantil”, frisou o ministro Ronaldo Nogueira.

Entre 2006 e 2015, 63.846 crianças eadolescentes foram afastados do trabalho depois de 46.984 ações de fiscalização.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam ainda que houve uma redução de 18,2% no número de crianças e adolescentes em situação de exploração entre 2014 e 2017: de 3,3 milhões para 2,7 milhões de registros.

“Isso demonstra que as políticas adotadas pelo ministério têm surtido efeito e as operações realizadas pelas equipes, que retiraram 63,8 mil crianças e adolescentes do trabalho, precisam ser incentivadas”, enfatizou o ministro Ronaldo Nogueira. “O Brasil se destaca no combate ao trabalho infantil e seguirá promovendo ações de fiscalização para coibir essa prática”, disse.

O trabalho é vedado aos menores de 14 anos no Brasil. A partir desta idade, os jovens podem ser contratados como aprendizes. Entre janeiro e abril deste ano, 143.372 adolescentes foram empregados nesse regime. “Essas contratações ajudam a aumentar a inclusão social, por meio do primeiro emprego para os mais jovens e da contribuição para a formação dos futuros profissionais do País”, afirmou Ronaldo Nogueira. “Também afasta o jovem do trabalho ilegal”, concluiu.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho

Posts relacionados

Remanso: Dupla de motoqueiros mata homem a tiros na Vila matilde

Redação Remanso News

Prefeitura de Petrolina faz mudança em programação e traz axé e forró em cima do trio no aniversário da cidade

Redação Remanso News

Único hospital municipal de Sento-sé está fechado

Redação Remanso News

4ª Edição do São João das Tradições 2016 é realizado com sucesso em Campo A. de Lourdes

Redação Remanso News

Virada do ano pode ser de chuva em Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo A. de Lourdes, Casa Nova e região

Redação Remanso News

Eleitor tem até 8 de agosto para 2ª via do título fora do domicílio eleitoral; na cidade onde vota, prazo termina em setembro

Redação Remanso News

Deixe um comentário