31.6 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Injustiça sobre as águas do Velho Chico (processo de indenização dos ribeirinhos já rola por 12 anos)
Destaque

Injustiça sobre as águas do Velho Chico (processo de indenização dos ribeirinhos já rola por 12 anos)

Em 1978, com a construção da barragem de Sobradinho, mais de 72 mil pessoas que moravam às margens do Rio São Francisco foram atingidas. Com a enchente do Lago de Sobradinho, estas pessoas precisaram deixar para trás tudo que tinham construído com muito esforço.

Casas, roças, criações e plantações ficarão embaixo das águas. Segundo o ex-deputado Jorge Solla, que discutiu essa ação que foi movida contra a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), na câmara dos deputados em 2015, diz que “na época, favorecida pela desarticulação social dos camponeses e pela truculência do aparato estatal, a Chesf estabeleceu um sistema de compensação a baixo custo, considerando como devolutas as terras não tituladas e indenizando apenas as benfeitorias, para baratear o custo da obra”.

Independente de devoluta, as famílias que ali tinham construído suas vidas e famílias, tiveram seus bens naufragados e um pequeno casebre do outro lado da vida, não indenizava suas histórias afogadas com a construção da barragem. Remanso, Casa Nova, Sento-Sé e Pilão Arcado foram os povoados por onde essa construção deixou os rastros e até então 39 anos depois, os representantes da Chesf, juntamente ao Governo Federal, nunca mais olharam para trás para ver o que aconteceu com aquelas famílias.

Há 12 anos, um grupo desses ribeirinhos atingidos por essa tragédia resolveu abrir um processo contra a Chesf para que sejam indenizados pelo estrago. Mas até esta data, o processo tramita de um lado para outro sem respostas ou decisão. Muitos desses ribeirinhos proprietários desses bens perdidos já morreram, mas tem seus familiares que tem direitos sobre a indenização.

Eles não criaram essa situação, eles foram vítimas de um progresso sem planejamento ou humanidade. Estar na hora da Chesf ou Governo Federal assumir seu papel e reparar esse crime gravíssimo contra essas pessoas. Eu como filha de um desses ribeirinhos do Povoado de Piri, Sento-Sé, irei movimentar e divulgar essa situação pelas redes sociais até que chegue ao conhecimento das pessoas responsáveis pelo pagamento dessa indenização. Farei o que for necessário para que o grito daqueles trabalhadores rurais, pescadores ou vaqueiros, sejam ouvidos. Deixo aberto também para auxilio político, pois nesse momento toda ajuda é bem-vinda e sabemos que quando existe uma força política à frente de uma situação, os resultados são mais rápidos.

Adriana Menezes dos Santos

Sentosenoticias

Posts relacionados

Pilão Arcado: Promessa de “novo tempo”; realidade de velhas práticas

Redação Remanso News

INSS divulga calendário de pagamento de benefícios de 2021

Redação Remanso News

Bandeira tarifária volta a ficar verde em dezembro, sem custo extra de energia

Redação Remanso News

CEPAC Caatinga completa 19 anos de atuação no sertão baiano

Redação Remanso News

Saque do abono salarial ano-base 2015 só pode ser feito até esta quinta

Redação Remanso News

Partidos têm até Dia 30 de Abril para Prestar Contas

Redação Remanso News

Deixe um comentário