30.1 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Justiça determina meter em cana ex-prefeito de Sento Sé, Ednaldo Barros
Notícias Sento-Sé

Justiça determina meter em cana ex-prefeito de Sento Sé, Ednaldo Barros

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decretou a prisão do ex-prefeito de Sento-Sé, Ednaldo dos Santos Barros, como medida de execução provisória da pena privativa de liberdade. A pena, fixada em março de 2015, é de seis anos, dez meses e 24 dias de reclusão. Inicialmente, o regime será o semiaberto e deverá ser cumprido no Conjunto Penal de Juazeiro.

O pedido foi feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O caso foi relatado pelo desembargador Carlos Roberto. A pena não substitui a obrigação de reparar os danos causados ao patrimônio público e nem retira condenações de perda de cargo e inabilitação para o exercício de cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos. Segundo a ação, entre 1998 e 1999, o réu, na condição de prefeito, se apropriou de verbas públicas com apresentação de notas fiscais falsas ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), para justificar a compra de materiais de construção. Ele ainda teria forjado licitação para se apropriar da verba da prefeitura.

Na época, ele causou danos aos cofres públicos no montante de R$ 66,4 mil. O ex-prefeito de Sento Sé ainda responde a outros processos criminais no TJ-BA, pela prática de crimes graves, como apropriação de rendas públicas, além de também responder a outras ações penais perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A defesa de Ednaldo interpôs diversos recursos no TJ e nos tribunais superiores para tentar suspender a condenação. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou conhecimento a um agravo de instrumento para apreciação de um recurso especial, relatado pela ministra Laurita Vaz.

A defesa alegava que o réu não foi intimado para sessão de julgamento, omissão de fundamentação na decisão, impossibilidade de responsabilização penal objetiva e violação ao princípio da individualização da pena. O MP lembrou que uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permite a execução provisória de uma pena após decisão de segundo grau – fato que ocorreu perante ao STJ, quando foi analisado o recurso de Ednaldo. O relator ainda pontou que o fato de o apenado não ser mais prefeito não altera a competência da Corte baiana para julgar o pedido do início da execução provisória da pena.
Fonte: Bahia Notícias

Posts relacionados

Remanso, Sento Sê, Pilão arcado, Campo alegre de Lurdes, Casa Nova e outros municípios entram em estado de emergência

Redação Remanso News

Polícia Federal recebe dados e apura obstrução de investigação no caso Marielle

Redação Remanso News

Temer define 23 nomes da sua equipe ministros; veja lista

Redação Remanso News

Publicidade infantil pode ser proibida em escolas públicas e privadas

Redação Remanso News

Trinta casas de mel serão construídas ainda neste ano na Bahia, Campo A. de Lourdes está entre os municípios contemplados

Redação Remanso News

TCM Bahia aprova contas 2015 da prefeitura de Sento Sé

Redação Remanso News

Deixe um comentário