29.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Parto no chão repercute na Bahia, diretoria da maternidade de Juazeiro responde denúncia de usuária
Bahia Juazeiro

Parto no chão repercute na Bahia, diretoria da maternidade de Juazeiro responde denúncia de usuária

Na manhã desta sexta-feira o Blog Geraldo José postou matéria  revelando que após a reportagem com Herlon Muzatier Nascimento da Silva que denunciou e acusou a Maternidade Municipal de Juazeiro de maus tratos e negligência médica, a jovem mãe Andressa Fernandes Bezerra da Luz, 20 anos, residente no Distrito de Carnaíba do Sertão, tomou coragem e resolveu também denunciar a maternidade em decorrência do parto do filho que ocorreu no chão da maternidade, dia 28 de julho.

O fato já repercute na Bahia com a reprodução da matéria em vários sites da capital e do interior. Na manhã desta sexta-feira (25), a Diretoria da Maternidade de Juazeiro emitiu uma nota dando a sua versão sobre o ocorrido.

Confira a nota da Secretaria de Saúde:

“A Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio da diretoria da Maternidade Municipal, informa que a paciente Andressa Fernandes entrou em contato com o serviço de Ouvidoria da pasta no dia 31 de julho deste ano, e relatou a situação. Desde então, foi aberta uma sindicância interna para apurar os fatos e punir os profissionais que tiveram postura negligente.

Foi constatado que a paciente foi atendida por um médico e um enfermeiro assim que chegou à Unidade. Ela foi encaminhada para um leito na enfermaria e, de acordo com a avaliação da equipe, apresentava 8cm de dilatação. De acordo com os registros do prontuário da usuária, Andressa Fernandes foi avaliada a cada uma hora, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Entretanto, como a dilatação não estava completa (10cm), a paciente foi orientada a deambular no corredor (essa prática é utilizada pela obstetrícia como forma de facilitar a evolução do trabalho de parto). Quando a paciente entrou em trabalho de parto, a equipe infelizmente não teve tempo hábil para encaminhar a usuária para o leito.

A diretoria da Maternidade reforça que em nenhum momento a paciente foi desassistida. Esclarece ainda que essa foi uma situação pontual. A Maternidade de Juazeiro preconiza a humanização no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde. A unidade está habilitada a realizar partos de baixo e médio risco, atendendo uma média de 2500 pessoas por mês e realizando cerca de 450 partos. A cobertura da Maternidade abrange a população dos 53 municípios que compõem a rede PEBA. O hospital oferta os serviços de parto normal, cesárea, curetagem e atendimentos ambulatoriais, como ultrassonografia, pré-natal de alto risco e atendimentos de prevenção ao câncer no colo do útero”.

Via: Blog Geraldo José

Posts relacionados

PF deflagra desdobramento da Operação Pinel em Salvador e mais três cidades da Bahia

Redação Remanso News

Bahia tem 28.715 casos e 910 óbitos por Covid-19

Redação Remanso News

Secretaria da Saúde da Bahia e Detran treinarão condutores de veículos das Policlínicas em direção defensiva

Redação Remanso News

Assim como Petrolina, Juazeiro também decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31; serviços essenciais serão mantidos

Redação Remanso News

Foto: Edilson Rodrigues/Arquivo/Agência Senado

Redação Remanso News

Malandragem: Prefeita baiana cria situação de emergência para promover dispensa de licitação

Redação Remanso News

Deixe um comentário