26.8 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Casa Nova
  • Pesquisa histórica é realizada em Casa Nova para levantamento da dívida dos atingidos por barragens
Casa Nova Destaque Sobradinho

Pesquisa histórica é realizada em Casa Nova para levantamento da dívida dos atingidos por barragens


Na memória dos moradores de Casa Nova e região sempre estará presente a construção da Barragem de Sobradinho, na década de 70. Famílias expulsas de suas casas sem ter pra onde ir, filhos e filhas indo embora, agricultores sem suas roças e criação, pescadores com um rio sem peixes e sem vida. Na época, 70 mil pessoas foram deslocadas de suas casas, estima-se que mais de 150 mil vidas tenham sido atingidas com a chegada da hidrelétrica. Esse cenário assombrou as sete cidades atingidas pela Barragem. E ainda assombra.

“Após 40 anos da construção da Barragem famílias ainda estão separadas, mulheres ainda sofrem de falta de sua comunidade, homens de suas terras. Essa é a realidade que encontramos conversando com os moradores de Casa Nova no nosso trabalho”, emociona-se Maíra Gomes, pesquisadora.

Junto com outros 35 companheiros, ela realiza uma pesquisa em toda a região atingida para fazer um levantamento dessa dívida que a Chesf e o Estado têm com os atingidos, dívida essa que é econômica, mas também social e cultural. “É inadmissível que os atingidos tenham sido retirados para a geração de energia e até agora o município de Casa Nova tenha grande parte de suas comunidades no escuro”, indigna-se.

Por meio de levantamento de dados, aplicação de questionários e realização de entrevistas em Casa Nova e nos outros municípios, o trabalho busca entender a realidade dos municípios e condições de vida e trabalho na região.

A pesquisa não é um “auditoria social”, em que se busca identificar danos de cada uma das famílias atingidas, mas sim um estudo dos aspectos coletivos desta dívida social. O resultado será um Relatório que deve apontar as necessidades de políticas sociais no município, que garantam aos cidadãos o acesso a água, energia, saúde, transporte e educação.

O trabalho está sendo realizado pelo IPEA-Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB. O Diagnóstico Social Econômico e Cultural dos Atingidos por Barragens é resultado de muitos anos de mobilização de atingidos de todo o país organizados no MAB é a primeira vez que se houve falar em uma iniciativa desse tipo em todo o mundo.

Participação da população

A equipe de pesquisadores irá realizar visitas em cerca de mil domicílios de Casa Nova até o fim de novembro. A pesquisadora Maíra explica que é aplicado um questionário em cada casa, com perguntas parecidas com as realizadas pelo IBGE, sobre as características do domicílio, avaliação dos moradores da situação da saúde, educação e transporte e condições de trabalho, além de questões sobre a Barragem de Sobradinho.

“São perguntas simples que qualquer morador de Casa Nova pode responder. Nossa equipe é treinada para realizar o questionário com agilidade e descrição”, reforça a pesquisadora. Ela informa que a equipe vêm tendo dificuldade em ser recebida nos domicílios, principalmente na cidade, e pede o apoio dos casanovenses.“Sabemos dos riscos de segurança nos dias de hoje, que nós também andando pelas ruas estamos correndo. Por isso mesmo pedimos o apoio da população e a compreensão na importância da realização dessa pesquisa no município”, reafirma.

Até o dia 30 de novembro a equipe visita as seguintes comunidades:

INTERIOR

Açude de Pedra, Barra dos Barnabés, Bem Bom, Junco, Lago, Lagoas Novas, Localidade de Jardim, Luiz Viana, Melancia de Baixo, Mosquito, Olho D´água, Palmeira, Pau a Pique, Recreio, Riacho do Sobrado, Riacho Grande, Santana do Sobrado, Sítio Umbuzeiro, Sítio Veredão, Tiririca.

BAIRROS

Borges, Zé Totonha, Gilson Viana, São José, Vila Azul, Vila Papelão e Vila São Jerônimo.

A Barragem de Sobradinho

A Usina Hidrelétrica de Sobradinho está localizada no município de mesmo nome, a aproximadamente 50km da cidade de Juazeiro (BA), no rio São Francisco. Sua construção, no final da década de 1970, gerou o Lago de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 4.214 Km².

Foram seis anos de obras e a inundação de terras em sete municípios: Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Remanso, que tiveram as suas sedes transferidas e foram bastante afetados; e mais Juazeiro, Xique-Xique, Barra e Itaguassu, que sofreram menor impacto.

A construção da Barragem de Sobradinho é uma das maiores transposições de cidades e famílias da história do Brasil. Em sua inauguração, no ano de 1979, mais de 70 mil pessoas foram afetadas. Cerca de 80% dos atingidos eram camponeses que abasteciam o mercado regional. Assim, estima-se que os atingidos pela Barragem de Sobradinho são mais de 200 mil atualmente.

Ascom MAB

Posts relacionados

Dilma completa 68 anos em meio a processo de impeachment

Redação Remanso News

Sento-Sé: CMDCA realiza processo seletivo para conselheiro tutelar

Redação Remanso News

Governo foca em reativar políticas de saúde nos primeiros 100 dias

Redação Remanso News

Oferta da Oi para compra da TIM deve sair logo, diz fonte

Redação Remanso News

PGR ingressa no STF contra pensão vitaliçia de Governadores Baianos

Redação Remanso News

Mandetta afirma que País validou e está fornecendo cloroquina para pacientes mais graves de covid-19

Redação Remanso News

Deixe um comentário