32.5 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Alunos do colégio Olímpio Campinho participam de evento acadêmico na Uneb em Juazeiro
Geral Juazeiro Sobradinho

Alunos do colégio Olímpio Campinho participam de evento acadêmico na Uneb em Juazeiro

Na ultima terça-feira aconteceu na Universidade Estadual da Bahia, Campus de Juazeiro, o encontro da NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DO BRASIL: PROJETO BRASIL CENTRAL, onde pesquisadores de todo o país se reuniram para discutir os rumos das pesquisas sobre povos tradicionais, identidade e auto reconhecimento, e em especial as consequências da construção da Barragem de Sobradinho. Vários cientistas sociais apresentaram seus trabalhos, juntamente com o conferencista principal, o antropólogo Alfredo Wagner, da Universidade Estadual do Amazonas, um dos mais destacados pesquisadores da Nova Cartografia Social brasileira.

Na ocasião, representantes de povos tradicionais, como Quilombolas, Indígenas, Quebradeiras de Babaçu, Comunidades de Cultos Africanos entre outras debateram a identidade dos grupos sociais e sua representatividade, aliando as vivências e saberes às perspectivas científicas empregadas nas ciências sociais.

Um grande destaque para o evento foi a presença de 45 alunos do Colégio Olímpio Campinho, acompanhados de um grupo de professores, que através do Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI, tiveram a possibilidade de assistir ao encontro, no percurso dos seus trabalhos de iniciação científica.

Os Remansenses participaram ativamente das discussões, com ideias, propostas e posicionamentos, chamando a atenção da comunidade.

Acadêmica presente, e em especial do palestrante, que dedicou boa parte da sua fala à juventude secundarista que ele categorizou como a ciência do futuro.

Na ocasião, também foram lançados dois livros, sendo que a publicação coletiva “Barrando as barragens” traz um dos capítulos escrito pelo Prof. Edcarlos Mendes, pesquisador ligado à temática e orientador dos alunos do PROEMI em suas pesquisas. O livro está disponível também em edição e book, disponível gratuitamente no link

http://sabeh.org.br/book/barrando-as-barragens-o-inicio-do-fim-das-hidroeletricas/na seção “publicações recentes”.

Posts relacionados

Rumores de que Sobradinho terá uma representante no The Voice Kids 2019, está bombando nas redes sociais local

Redação Remanso News

Prefeitura de Remanso encaminha 19 pacientes para cirúrgia em Juazeiro

Redação Remanso News

Prefeitura de Juazeiro vai começar a vacinar pessoas com 44 anos nesta segunda-feira (28)

Redação Remanso News

Deputado quer desligar hidrelétrica de Sobradinho para evitar colapso na agricultura

Redação Remanso News

Revelação na política: Charles Leão é homenageado com prêmio ‘destaque imprensa’

Redação Remanso News

Curta-metragem de zumbis produzido no Vale do São Francisco será pré-lançado em Juazeiro nesta quinta-feira (23)

Redação Remanso News

Deixe um comentário