29.5 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Reforma trabalhista retira a obrigatoriedade da presença de sindicatos nas decisões coletivas
Destaque

Reforma trabalhista retira a obrigatoriedade da presença de sindicatos nas decisões coletivas

Com a prevalência das negociações coletivas sobre o legislado, a reforma trabalhista, que entra em vigor em menos de uma semana, vai exigir novas formas para fortalecer sindicatos e outros órgãos de representação classista. A alteração em pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) enfraquece  a representatividade das entidades ao tirar a obrigatoriedade da sua participação nas homologações de contratos, demissões, na negociação de acordos e também torna opcional o pagamento do imposto sindical que, em muitos casos, é a fonte de recursos dessas entidades.

A partir de agora, os trabalhadores ficam menos dependentes dos sindicatos e mais expostos à necessidade de uma organização coletiva dentro da própria empresa. O diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio pontua que o movimento sindical deve repensar sua atuação para aumentar sua representatividade.

“A visão a partir do coletivo dos trabalhadores, nas suas diversas formas, deve se sobrepor ao conceito fragmentado de categoria – uma ideia que hoje divide os trabalhadores”, diz. “Os sindicatos vão ter de repensar a comunicação, fundamentar econômica e socialmente as suas reivindicações, conhecer o perfil da base, a estratégia econômica das empresas e do setor. Os desafios se ampliam”, completa.

Sem os sindicatos, os trabalhadores poderão escolher três funcionários que os representarão em empresas com, no mínimo, 200 funcionários na negociação com os patrões. Esses representantes não precisam ser sindicalizados. “O fracasso nas negociações poderá representar o aumento dos conflitos e o desgaste das relações, o que diminui a capacidade de dar solução por meio do diálogo”.

Dieese

Posts relacionados

Conheça os ministros já escolhidos por Bolsonaro

Redação Remanso News

Nordeste é segunda região com mais famílias endividadas

Redação Remanso News

Trabalhadores informais chegam a 10 milhões de pessoas no Brasil

Redação Remanso News

Empresário de Barreiras persegue ladrões após assalto e recupera dinheiro

Redação Remanso News

Remanso: Confira Boletim Epidemiológico de Covid-19, desta quinta-feira (25)

Redação Remanso News

Prefeito Zé Filho e Secretaria de educação Visitam Escolas municipais Infantis em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário