25.9 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Mais de 100 famílias terão água para produção em Pilão Arcado
Geral Pilão Arcado

Mais de 100 famílias terão água para produção em Pilão Arcado

Os agricultores familiares de Pilão Arcado estão recebendo o Projeto Cisternas do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O Projeto construirá 105 barreiros-trincheira no município, tecnologia capaz de armazenar até 500 mil litros de água e que permite que as famílias do semiárido produzam mesmo nos períodos de estiagem.

Mais de 2.200 tecnologias já foram construídas gratuitamente em todo o Território do Sertão do São Francisco, dividas entre barreiros, cisternas para consumo humano e cisternas de produção (enxurrada). A Iniciativa promove o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e para a produção de alimentos.

Fornecer dignidade, melhoria na renda e segurança alimentar são os principais objetivos do Projeto Cisternas, de acordo com o Presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo. “O Projeto Cisterna é fundamental para a convivência com a seca, a oferta de tecnologias como os barreiros e as cisternas dão dignidade às famílias mais pobres que precisam conviver e produzir em suas comunidades rurais. Elas proporcionam autonomia e saúde”, explicou.

Segundo o coordenador de campo do projeto, Mauro Macêdo, ao término das construções as famílias receberão orientações sobre o funcionamento do sistema simplificado de água. “As famílias beneficiadas participarão de um curso sobre produção de alimentos e como fazer o bom uso da água. Durante a capacitação, os beneficiados aprenderão a cuidar da tecnologia, do meio ambiente onde moram e a conviver com o Semiárido”.

Ascom Constesf

Posts relacionados

Prejudicados pela pandemia, agricultores esperam que programa estadual de aquisição de alimentos saia do papel

Redação Remanso News

Cantora acusa Ximbinha de assédio: ‘Dizia estar mal para me apalpar’

Redação Remanso News

Faça um gol pela infância brasileira! Campanha da LBV mobiliza sociedade a investir em um futuro mais justo

Redação Remanso News

Por 3 votos a 1, STF decide mandar goleiro Bruno de volta à prisão

Redação Remanso News

Dois irmãos são assassinados a tiros na malhadinha zona rural de Remanso

Redação Remanso News

Parabéns Pilão Arcado pelos os 209 anos de Emancipação Politica

Redação Remanso News

Deixe um comentário