25 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Sem impressão: Diário oficial da união terá somente na versão online a partir desta Sexta-feira (01)
Destaque

Sem impressão: Diário oficial da união terá somente na versão online a partir desta Sexta-feira (01)

Após 155 anos, a Imprensa Nacional produziu no início da madrugada desta quinta-feira (30) a última edição impressa do “Diário Oficial da União”. A partir desta sexta (1º), o “DOU” passará a estar disponível somente na versão online O “Diário Oficial” circula desde 1º de outubro de 1862. As edições costumam ultrapassar 2 mil páginas diariamente, marca que rendeu recordes à publicação.

Dividida em três seções, a publicação oficial apresenta leis sancionadas, decretos do presidente da República, portarias ministeriais, nomeações, exonerações e licitações. A decisão de encerrar a impressão do Diário Oficial está entre ações que, segundo o governo, visam a desburocratizar a administração pública e reduzir custos.

De acordo com a Casa Civil, responsável pela publicação oficial, a impressão consome 60 toneladas de papel jornal todo mês (720 toneladas anuais), com um custo aproximado de R$ 204 mil mensais (R$ 2,5 milhões anuais).

A versão digital do Diário Oficial está disponível desde 1997. Atualmente, o site da Imprensa Nacional recebe 23 mil acessos diariamente, enquanto a tiragem da versão imprensa do “Diário Oficial” é de cerca de 6 mil exemplares. Na década de 1990, chegaram a ser impressos 90 mil exemplares diariamente.

Está prevista para esta quinta a assinatura de um acordo de cooperação entre a Imprensa Nacional e a empresa Microsoft. A parceria vai permitir o uso de ferramentas para leitura e processamento das informações de edições antigas do “DO”, melhorando a pesquisa e o acesso às leis, portarias e decretos publicados.

Rádio Mec

Posts relacionados

CPRN viabiliza transporte para policiais militares de serviço durante pandemia

Redação Remanso News

Em Salvador, Prefeito de Remanso Zé Filho assina convênio do Garantia-Safra 2017/2018

Redação Remanso News

ACM Neto Assume Neutralidade No 2º Turno Entre Lula E Bolsonaro

Redação Remanso News

Delegado da Polícia Federal diz que ‘timing’ para prender Lula pode ser em 30 ou 60 dias

Redação Remanso News

Parabéns Pilão Arcado pelos os 209 anos de Emancipação Politica

Redação Remanso News

Presidente do Constesf e secretários municipais de agricultura discutem projetos para desenvolvimento de comunidades rurais

Redação Remanso News

Deixe um comentário