29.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Primeira noite de janeiro será iluminada pela maior superlua de 2018
Geral

Primeira noite de janeiro será iluminada pela maior superlua de 2018

                                   Ano começa com a Lua Cheia mais vistosa dos próximos meses

Definitivamente não é todo ano que o cosmos nos presenteia com o luar mais bonito dos próximos doze meses logo na primeira noite de janeiro. Essa coincidência rara, no entanto, acontece nesta segunda-feira (1), quando teremos a maior superlua de 2018.

Isso acontece pois a diferença entre o momento em que a Lua estará no perigeu (ponto mais próximo da Terra em sua órbita) e na fase cheia, com o disco 100% iluminado pelo Sol, será pequena. Mais especificamente, de apenas quatro horas e meia.

Quando o fenômeno acontece, os especialistas estimam que a aparência do satélite natural se torne 14% maior e 30% mais bilhante que em noites de lua cheia “normal”. O perigeu só ocorre porque a órbita lunar não é um círculo perfeito, mas sim uma elipse. Na noite do dia 1, ele ocorre às 19h54 no horário de Brasília.

Nesse momento, a Lua estará a 356,5 mil quilômetros de distância. Para se ter uma ideia, a média é de 384 mil quilômetros. A cereja do bolo vem no início da madrugada do dia 2, quando entra oficialmente em sua fase cheia. Ela já estará um pouquinho mais distante, a 356,8 mil quilômetros da Terra, mas nada que atrapalhe o show.

Esta superlua é a segunda em um ciclo recorrente no qual o fenômeno se repete três vezes seguidas em um curto período de tempo. A primeira foi no último dia 3 de dezembro e a próxima será ainda mais especial, no dia 31 de janeiro.

Por se tratar da segunda lua cheia no mesmo mês, ela é chamada de Lua Azul (apesar de não ficar com essa cor). Será, portanto, uma superlua azul. E tem mais: alguns lugares da América do Norte, do Pacífico e da parte leste da Ásia ainda poderão contemplar um eclipse lunar total nesta mesma noite. 2018 começou brilhando forte!

REVISTA GALILEU

Posts relacionados

Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 começa nesta segunda

Redação Remanso News

Meteorologista Mário Miranda, diz que a previsão de chuva para os próximos dias em Remanso, Casa Nova e região

Redação Remanso News

IV encontro dos comitês afluentes do São Francisco discutirá a escassez hídrica

Redação Remanso News

Grupo Globo compra direito de exibição de Chaves e Chapolin

Redação Remanso News

Artigo – vinte (20) dias do novo governo de Sento-Sé, já mostra melhorias importantes!

Redação Remanso News

Articulação do Governo garante inclusão de mais 39.182 mil famílias de agricultores no Garantia Safra 2018/2019

Redação Remanso News

Deixe um comentário