Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
29.4 C
Remanso, BR
19 de dezembro de 2018
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Ação de deputado quer transformar Pilão Arcado velho em sítio histórico
Geral Pilão Arcado Sobradinho

Ação de deputado quer transformar Pilão Arcado velho em sítio histórico

Em uma visita esta semana a Pilão Velho, antiga Pilão Arcado, o deputado estadual Zó (PCdoB), ao lado de membros do corpo técnico e professores da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), vereadores, representantes da sociedade civil e líderes comunitários constataram a riqueza material e histórica do lugar.

A intenção é transformar a antiga cidade de Pilão Velho em um sítio histórico. O local ficou ilhado em 1978, quando se deu início ao processo de construção da barragem de Sobradinho. Apesar de já ter passado muitos anos, ainda é possível encontrar ruínas da cidade.

De acordo com Zó o projeto busca a valorização da cultura, pois resgata a história do lugar. “A criação do Sítio Arqueológico de Pilão Velho possui um valor cultural e histórico. Tem um potencial turístico muito grande e isso gera emprego e renda para a comunidade. Também é um meio de chamar atenção à valorização e preservação do São Francisco”, avaliou.

Para o professor da Univasf e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Sérgio Motta, o primeiro passo é tentar o tombamento e depois fomentar outras ações. “Temos que escutar a comunidade e saber o que a população espera do lugar. Também precisamos ficar atentos a problemas ambientais e econômicos”, ressaltou. Motta disse ter ficando surpreso com a riqueza histórica da região.

Com o apoio do governo municipal, uma comissão de trabalho será montada nos próximos dias e depois disso começam as inserções em campo à procura de documentos, fotos e relatos dos moradores.

“Sonho com esse projeto a muito tempo pois, através dele, podemos resgatar a identidade de muitas pessoas que por aqui passaram. Coloco o mandato à disposição, tanto da equipe de profissionais da Univasf, quanto dos moradores e tenho certeza que será uma ação que teremos orgulho”, afirmou o deputado.

Ascom Deputado Zó

Posts relacionados

Com apoio da prefeitura, Seleção de Futebol de Sobradinho realiza amistoso preparatório para o intermunicipal 2019

Redação Remanso News

Sobradinho: Ministério Público investiga possíveis casos de irregularidades na gestão Luiz Vicente Berti

Redação Remanso News

Deputado Marcell Moraes quer proibir uso de Animais em Carroça

Redação Remanso News

Remanso sedia reunião do conselho gestor da apa do lago de sobradinho

Redação Remanso News

Pesquisadores preveem agravamento da seca no nordeste entre fevereiro e abril

Redação Remanso News

Campo Alegre de Lurdes è destaque no FIRJAN entre os Municipios da Região

Redação Remanso News

Deixe um comentário