25.7 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Ação de deputado quer transformar Pilão Arcado velho em sítio histórico
Geral Pilão Arcado Sobradinho

Ação de deputado quer transformar Pilão Arcado velho em sítio histórico

Em uma visita esta semana a Pilão Velho, antiga Pilão Arcado, o deputado estadual Zó (PCdoB), ao lado de membros do corpo técnico e professores da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), vereadores, representantes da sociedade civil e líderes comunitários constataram a riqueza material e histórica do lugar.

A intenção é transformar a antiga cidade de Pilão Velho em um sítio histórico. O local ficou ilhado em 1978, quando se deu início ao processo de construção da barragem de Sobradinho. Apesar de já ter passado muitos anos, ainda é possível encontrar ruínas da cidade.

De acordo com Zó o projeto busca a valorização da cultura, pois resgata a história do lugar. “A criação do Sítio Arqueológico de Pilão Velho possui um valor cultural e histórico. Tem um potencial turístico muito grande e isso gera emprego e renda para a comunidade. Também é um meio de chamar atenção à valorização e preservação do São Francisco”, avaliou.

Para o professor da Univasf e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Sérgio Motta, o primeiro passo é tentar o tombamento e depois fomentar outras ações. “Temos que escutar a comunidade e saber o que a população espera do lugar. Também precisamos ficar atentos a problemas ambientais e econômicos”, ressaltou. Motta disse ter ficando surpreso com a riqueza histórica da região.

Com o apoio do governo municipal, uma comissão de trabalho será montada nos próximos dias e depois disso começam as inserções em campo à procura de documentos, fotos e relatos dos moradores.

“Sonho com esse projeto a muito tempo pois, através dele, podemos resgatar a identidade de muitas pessoas que por aqui passaram. Coloco o mandato à disposição, tanto da equipe de profissionais da Univasf, quanto dos moradores e tenho certeza que será uma ação que teremos orgulho”, afirmou o deputado.

Ascom Deputado Zó

Posts relacionados

Celulares irregulares já estão sendo notificados

Redação Remanso News

Pilão Arcado: Tio corta as duas mãos de tarado que estuprou e matou menina de 8 anos

Redação Remanso News

A partir de julho, boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco

Redação Remanso News

Chesf reduzirá vazão do Rio São Francisco e diz que barragem de Sobradinho vai operar no ‘volume morto’

Redação Remanso News

Rede Ebserh lança concurso com 1.196 vagas para sede e 35 unidades hospitalares

Redação Remanso News

Radialista Tony Ávila faz estreia de luxo na Rádio Transamérica Remanso 88.5

Redação Remanso News

Deixe um comentário