31 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Tarifa de energia sobe 17,22% na Bahia a partir de domingo (22)
Geral

Tarifa de energia sobe 17,22% na Bahia a partir de domingo (22)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (17), um reajuste de 17,22% nas tarifas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 16,17%, e para a baixa tensão, a alta será de 17,27%. As novas tarifas já vigoram a partir do próximo domingo (22).

A Coelba pertence ao grupo Neoenergia e atende a 5,9 milhões de unidades consumidoras em 415 dos 417 municípios da Bahia.

Segundo a diretoria da Aneel, a aprovação ocorreu em reunião pública e diz respeito à Revisão Tarifária Periódica da Coelba.

Confira os percentuais definidos para cada grupo de consumo:

De acordo com a Coelba, este ano a empresa passou pela quarta Revisão Tarifária, processo realizado periodicamente pela Aneel em todas as distribuidoras de energia elétrica do país. No caso da Bahia, a Revisão Tarifária ocorre a cada cinco anos, conforme contrato de concessão, estabelecido entre a Coelba e a União.

No processo, o valor da tarifa pode ser alterado para mais ou para menos, dependendo das mudanças ocorridas nos custos e no mercado das empresas, e do estímulo à eficiência e ao equilíbrio tarifário, entre outros aspectos, como, por exemplo, o volume de investimentos realizados pela concessionária.

Para quem já vinha economizando, o aumento traz mais dor de cabeça. É o caso de Celma Magnavita, presidente do Movimento de Donas de Casa e Consumidores da Bahia. “O consumidor já tem sofrido com recessão, desemprego e já diminuiu o uso da energia, já mudou o comportamento. O aumento agora está muito alto”.

Ela sugere maior atenção a aparelhos elétricos para aumentar a economia. “O consumidor deve estar atento ao desperdício. Se a família assistir ao mesmo programa, tem que usar a mesma TV, não pode ficar três televisões ligadas ao mesmo tempo. É bom diminuir a temperatura do chuveiro e, ao invés de ar-condicionado, deixar a janela aberta para entrar um ventinho gostoso, natural”.

O Assessor Econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), criticou o aumento e disse que isso causa elevação dos preços dos produtos que são repassados ao consumidor.

“Se é ruim pro consumidor é ruim para o varejista. O consumidor já é espremido com preços altos, o custo dos serviços é elevados. Mais um aumento da energia elétrica, para quem já tem a renda comprometida, acaba repercutindo mal. Ou ele reduz o consumo de outras contas ou perde conforto. O preço do varejista é, em parte, carga tributária repassada ao consumidor”, afirma Fábio Pina.

Investimentos
Nos últimos cinco anos (20013/2017), segundo a Coelba, foram investidos R$ 5,1 bilhões na aplicação de novas tecnologias, construção de subestações e redes, renovação de redes e equipamentos, ligação de novos consumidores. Somente em 2017, informa a empresa, o investimento foi de R$ 1,5 bilhão, para atender com mais qualidade e aumentar a oferta de energia para os quase seis milhões de clientes.

Além de reforçar e modernizar o sistema elétrico do Estado, o investimento da Coelba assegura a manutenção de mais de 16.000 empregos diretos em todo o Estado, entre profissionais próprios e prestadores de serviço.

Os recursos foram destinados para todas as regiões do estado, com a construção de 31 novas subestações e a ampliação de outras 76. Nos últimos cinco anos foram construídos 223 quilômetros de novas Linhas de Transmissão e mais de 33 mil quilômetros de novas Linhas de Distribuição, além da instalação de 700 mil novos postes.

Como resultado dos investimentos, conforme a empresa, os indicadores da empresa revelam a redução da duração das interrupções de energia (DEC) e da frequência das interrupções (FEC). Nos últimos dois anos, o tempo de atendimento das ocorrências de falta de energia foi reduzido em cerca cinco horas. Somente de 2016 para 2017, a diminuição foi de três horas. eflexo dos investimentos em tecnologia como os sensores inteligentes, ligados nas redes elétricas e conectados aos sistemas de controle instalados nos Centros de Operação. Com comunicação via satélite, o sensor ajuda a diminuir a área que os técnicos da Coelba devem percorrer para localizar uma eventual ocorrência na rede elétrica.

Posts relacionados

Casa Nova: Prefeito Wilson Cota saúda funcionários públicos pela passagem do seu dia.

Redação Remanso News

Barragens se rompem e famílias ficam desalojadas em Dom Inocêncio-PI

Redação Remanso News

Festival online será realizado no dia 14 de junho em prol da Serra da Capivara

Redação Remanso News

Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) será implantado em Pilão Arcado

Redação Remanso News

Pescadores dizem que não há o que comemorar com o fim de defeso da piracema no rio São Francisco

Redação Remanso News

Chesf eleva vazão do Rio São Francisco para beneficiar municípios de Sergipe e Alagoas

Redação Remanso News

Deixe um comentário