Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
26.3 C
Remanso, BR
18 de novembro de 2018
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Distribuidoras da Eletrobras em seis estados devem ser leiloadas em 26 de julho
Brasil

Distribuidoras da Eletrobras em seis estados devem ser leiloadas em 26 de julho

A proposta que prevê a privatização de seis distribuidoras de energia administradas pela Eletrobras entra em uma fase decisiva. O edital para venda das empresas foi publicado no dia 15 de junho e a licitação foi marcada para o dia 26 de julho. Mesmo com a data definida, o governo mostra preocupação com o tema, pois há a chance de desmobilização dos deputados devido à Copa do Mundo e às festas juninas, que serão sucedidas pelo recesso parlamentar e período eleitoral.

A Amazonas Distribuidora de Energia, Boa Vista Energia, Centrais Elétricas de Rondônia, Companhia de Eletricidade do Acre, Companhia Energética de Alagoas e Companhia de Energia do Piauí, que atendem a estados das regiões Norte e Nordeste, serão colocadas à venda. Por conta dos débitos e à necessidade de altos investimentos, a proposta do governo prevê que cada distribuidora seja vendida pelo preço mínimo de R$ 50 mil. No entanto, os responsáveis terão que fazer em investimentos imediatos estimados em R$ 2,4 bilhões.

O governo defende que a Eletrobras ficará mais atrativa para investidores sem as distribuidoras, que são altamente deficitárias. A venda das distribuidoras é o primeiro passo para a privatização da própria Eletrobras, cujo leilão de venda é considerado cada vez mais improvável para este ano. Relator da comissão especial responsável por debater a privatização na Câmara, o deputado José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia, defende a venda de parte das ações do órgão e também aposta em contas de luz mais baratas.

“Eu entendo que o modelo vai levar a uma redução da tarifa a médio prazo. Por que aumenta a eficiência da Eletrobras, aumenta o número de investidores, aumenta investimento e aumenta o emprego”, defende o parlamentar.

O leilão das distribuidoras chegou a ser agendado para maio. No entanto, o prazo foi adiado porque a proposta de edital não havia sido aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Após assembleia, os acionistas da Eletrobras definiram que a empresa ficaria à frente da operação das distribuidoras até 31 de julho deste ano. No entanto, o Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria prorrogando a prestação temporária de serviços das distribuidoras pela Eletrobrás até 31 de dezembro.

O temor do governo é de que essa decisão possa ser interpretada como uma postergação do leilão, que chegou a ser agendado para maio. No entanto, o prazo foi adiado porque a proposta de edital não havia sido aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A proposta de privatização da Eletrobras segue em tramitação no Congresso. Caso os parlamentares indiquem que o projeto não será apreciado nos próximos dias, os acionistas da estatal podem decidir votar contra a prorrogação até 31 de dezembro e concluir que é mais barato liquidar as empresas que não forem vendidas no leilão, marcado para 26 de julho. Nessa hipótese de liquidação, as empresas seriam extintas e todos os empregados seriam demitidos.

O projeto do governo propõe transformar a Eletrobras em uma corporação sem controlador majoritário por meio de uma oferta de novas ações, que diluirá a fatia da União na empresa. A oferta será feita em bolsa de valores. Hoje, a União possui 60% do capital da estatal.

De acordo com o projeto apresentado pelo presidente Michel Temer e enviado ao Congresso Nacional, cerca de 60% das ações da Eletrobras serão colocadas à venda ao mercado. A União continuará detentora dos 40% restantes. Nenhuma das empresas interessadas poderá adquirir mais do que 10% das ações, o que deixaria o governo como maior e principal acionista.

Ascom

Posts relacionados

Câmara aprova projeto que define jornada diária para caminhoneiros

Redação Remanso News

Ministério do Trabalho reconhece mais 21 ocupações profissionais

Redação Remanso News

Juíz Sérgio Moro e advogados de Lula discutem durante depoimento de Delcídio

Redação Remanso News

Oi entra com Habeas Corpus para tentar suspender bloqueio ao WhatsApp

Redação Remanso News

Conta de luz deve ficar 10% mais barata a partir de fevereiro

Redação Remanso News

Governo pode elevar tributos dos combustíveis

Redação Remanso News

Deixe um comentário