Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
22.3 C
Remanso, BR
25 de março de 2019
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Estudantes visitam hemocentro e conhecem o caminho da doação de sangue
Geral

Estudantes visitam hemocentro e conhecem o caminho da doação de sangue

A iniciativa, realizada em parceria com o Movimento Eu Dou Sangue, visa conscientizar os jovens sobre o tema

Nesta  quarta-feira, 13 de junho, cerca de 40 estudantes do Colégio Palmares, de São Paulo, farão uma visita guiada ao Banco de Sangue do Hospital Sírio Libanês. A ação tem o sugestivo nome de Trans-fusão. O grupo vai conhecer em detalhes o caminho que o sangue do doador percorre até ser usado para salvar vidas.

O objetivo é despertar o interesse dos jovens pela iniciativa, de modo que eles se tornem multiplicadores e influenciadores de campanhas de doação em seus meios sociais. A excursão especial é organizada pelo Pensarte, projeto social do colégio, em parceria com o Movimento Eu Dou Sangue, responsável por incentivar a doação, com intuito de aumentar o estoque de bolsas de sangue em todo o Brasil.

Na visita, os alunos passarão pelo processo como se fossem efetivar a doação. Farão cadastro e depois passarão pela triagem clínica, onde os profissionais do Banco de Sangue irão apresentar as perguntas feitas ao candidato e as exigências que deferem ou indeferem a doação, além de responderem as curiosidades levantadas pelos próprios estudantes.

A programação inclui também visita à sala de doação, onde serão apresentados os equipamentos utilizados no processo, e ao laboratório, onde poderão ver as etapas subsequentes à retirada do sangue: a centrifugação para divisão das bolsas por hemocomponentes; o agitador de plaquetas; a armazenagem; e a agência transfusional.

“Acompanhar todo o processo de doação, desde o cadastro do doador até o armazenamento, irá alertar os alunos sobre a relevância do tema. Dar e doar sangue é um ato solidário, de amor ao próximo”, destaca Diana Berezin, idealizadora do Movimento Eu Dou Sangue”.

Para o diretor do Colégio Palmares, Edson D’addio, “a participação dos alunos em causas como essas implica em noções de reponsabilidade social e humanitária que norteiam a construção de um cidadão consciente e participativo”.

Vale lembrar que 14 de junho marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como data para homenagear doadores e conscientizar sobre a importância desse ato. Durante todo o mês acontece a campanha Junho Vermelho, idealizado pelo Movimento Eu Dou Sangue, com diversas ações para incentivar a doação e o aumento dos estoques nos bancos de sangue.

Ágata Marcelo/Ascom

Posts relacionados

Pilão Arcado: Mundoca não abandonou sua gente

Redação Remanso News

WhatsApp Beta no Android retoma recurso para esconder fotos baixadas na galeria

Redação Remanso News

Cinco usinas de energia solar serão implantadas em Juazeiro e Casa Nova

Redação Remanso News

Rede Ebserh lança concurso com 1.196 vagas para sede e 35 unidades hospitalares

Redação Remanso News

Aneel diz que bandeira vermelha deve continuar na conta de luz até o fim do ano

Redação Remanso News

Globo cancela gravações de Velho Chico após morte de ator

Redação Remanso News

Deixe um comentário