26.2 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
Notícias

PT confirma Lula como candidato do partido em 2018

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou que vai registrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições de 2018. Em discurso, o senador Paulo Rocha (PT-PA) adiantou o anúncio oficial, que foi divulgado por meio das redes sociais com vídeo inédito de Lula ontem.

No vídeo, gravado antes da prisão do ex-presidente há dois meses, Lula comenta: “As ideias são muito maiores porque elas estão no espaço. Uma vez dita, ela será um milhão de vezes repetida. Então, a ideia de que esse país pode melhorar, que o povo pobre pode viver mais decentemente, que o povo pobre pode ser melhor remunerado”.

O senador petista anunciou no plenário o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já com a tese de defesa: “Assim garante a lei 9504 de 1987, Art. 16: O Candidato cujo registro esteja sob judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, e ter o seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob esta condição. ”

Segundo discurso de Rocha no debate a respeito de candidatos inelegíveis, Lula sofre “perseguição judicial” e condenado e preso “sem provas”, pois “parte do Judiciário revogou a regra constitucional da presunção de inocência”, o que o caracterizaria um preso político.

Durante a semana o subprocurador-geral da República, Nicolao Dino, e os advogados especialistas em Direito Eleitoral Geórgia Nunes e Ricardo Penteado, também participantes do mesmo debate, afirmaram que Lula tem o direito de pedir o registro de sua candidatura, e esse pedido precisa ser recebido e avaliado pela Justiça Eleitoral.

A discussão se trata da Lei da Ficha Limpa, que torna inelegível quem for condenado em sentença confirmada por órgão colegiado. Isso só ocorre com o trânsito em julgado, ou seja, com o esgotamento de todos os recursos. É o caso de Lula, que teve sua pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro confirmada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Em 2012, o Supremo Tribunal Federal decretou a lei da Ficha Limpa constitucional.

Na Copa

Emissora mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, a TVT divulgou nas redes sociais que Lula será o comentarista da Copa oficial da rede.

As falas do ex-presidente serão transmitidos no programa “Papo com José Trajano”, apresentado pelo jornalista esportivo José Trajano. No entanto, Lula não fará aparições em vídeo.

O jornalista explicou que “ele [Lula] vai escrever as suas impressões, manda para a gente, a gente coloca na tela com aspas, você vai poder ler e ouvir na voz de um locutor”, disse dirigindo-se aos seguidores das redes sociais. A legislação impede que detentos utilizem equipamentos eletrônicos ou com transmissão de dados via internet ou radio.

A Tarde

Posts relacionados

Notícias da cidade: Fotos históricas do Museu do Sertão Antônio Coelho em Remanso confira

Redação Remanso News

Deputada é processada por denunciar possíveis casos de irregularidades no TCM da Bahia; ela denuncia fatos graves

Redação Remanso News

Mais uma pessoa morre afogada no Rio São Francisco

Redação Remanso News

Prefeito de Casa Nova Wilson cota recebe Lider comunitária do distrito de santana do sobrado

Redação Remanso News

Consumidores criticam proposta de limitar uso da internet fixa; entenda!

Redação Remanso News

Banco é responsável solidário pelo pagamento do IPVA de carro alienado

Redação Remanso News

Deixe um comentário