25.3 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
Destaque

Vendas de 31 planos de saúde são suspensas

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou a suspensão temporária da comercialização de 31 planos de saúde de 12 operadoras em função de reclamações relacionadas a cobertura assistencial.

A medida é resultado do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado a cada três meses, e começa a valer na sexta-feira (8). Cerca de 115,9 mil beneficiários ficam protegidos – eles continuam a ter assistência regular a que têm direito, mas as operadoras só poderão voltar a vender esses planos para novos contratantes se comprovarem melhoria no atendimento. Veja aqui a lista de planos de saúde com comercialização suspensa.

O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. Nesse ciclo, foram consideradas as demandas (como negativas de cobertura e demora no atendimento) recebidas no 1º trimestre de 2018.

A diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Coelho, explica que o objetivo do monitoramento é estimular as operadoras a qualificarem o atendimento prestado aos consumidores. “Apesar de alguns casos reiterados, percebemos que, em geral, as operadoras têm se esforçado para se manter nas melhores faixas de classificação. Isso mostra que o programa tem atingido seu objetivo, já que o monitoramento da garantia de atendimento é um mecanismo que visa dar uma oportunidade para que as empresas revejam seus fluxos de atendimento e o próprio fluxo operacional”, avalia a diretora.

Paralelamente à suspensão, neste ciclo, houve a reativação de 33 planos de 16 operadoras. A partir do dia 8, portanto, esses produtos poderão ser comercializados novamente. Veja aqui a lista de operadoras com planos totalmente reativados e aqui os planos parcialmente reativados.

Reclamações

Entre janeiro e março de 2018, a ANS recebeu 15.655 reclamações de natureza assistencial através de seus canais de atendimento. Dessas, 13.999 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento.

No período, 97% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), garantindo resposta ao problema desses consumidores com agilidade.

InfoMoney

Posts relacionados

Município de Campo Alegre de Lourdes cobra reabertura do Banco do Brasil junto a Superintendência em Salvador

Redação Remanso News

Sobe para 153 o número de casos confirmados de Covid-19 em Remanso

Redação Remanso News

Cheia no Rio São Francisco causa prejuízo em Sergipe

Redação Remanso News

Repasse do Fundeb em 2021 será de R$ 179 bilhões

Redação Remanso News

Ex-jogador da seleção de Remanso morre em acidente de moto

Redação Remanso News

Remanso: Prefeitura inaugura sede própria do CREAS

Redação Remanso News

Deixe um comentário