31.6 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Cerca de 2 milhões de mesários devem participar das eleições deste ano
Destaque

Cerca de 2 milhões de mesários devem participar das eleições deste ano

O calendário das eleições de 2018 prevê, a partir de sexta (6), a nomeação dos membros das mesas receptoras e do pessoal de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos do pleito de outubro. O prazo final para a nomeação é 8 de agosto, e os atos têm que ser publicados no Diário da Justiça Eletrônico, nas capitais, ou afixados nos cartórios eleitorais, nas demais cidades. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que cerca de 2 milhões de pessoas atuem nas mesas receptoras nas eleições deste ano.

Em sua conta no Twitter, o TSE fez uma chamada aos eleitores para reforçarem a equipe que vai trabalhar nas eleições. “A força de trabalho fica ainda mais forte quando existe um bom motivo: a DEMOCRACIA! E este time sempre ganha. Ele faz a democracia acontecer!”, diz o post, seguido da hashtag “Vem ser mesário”.

Eleitores a partir dos 18 anos em situação regular podem ser convocados para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes consanguíneos e por afinidade até segundo grau. Também não podem ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os policiais, os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os integrantes do serviço eleitoral.

As mesas são formadas por presidente, primeiro e segundo mesários, dois secretários e um suplente. Cabe aos membros das mesas receptoras organizar os trabalhos das seções eleitorais do início da votação (8h) até o encerramento (17h). Eles recebem o eleitor, colhem e conferem a assinatura e liberam a urna para o voto. Na seção eleitoral, o presidente é a autoridade máxima, responsável pelo sigilo do voto de cada eleitor e pela tranquilidade da votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo.

Agencia Brasil

Posts relacionados

Urgente: Chesf alerta para não ocupação das margens do rio São Francisco

Redação Remanso News

Futuro ministro, Cid Gomes diz que anunciará novo piso para professores em janeiro

Redação Remanso News

Começa nesta-terça feira (21) a triagem do mutirão de cirurgias do hospital regional, população de Remanso, Pilão Arcado, Sento Sé, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Região serão atendidos em Juazeiro

Redação Remanso News

Prefeitura de Remanso convoca servidores para Recadastramento

Redação Remanso News

Com 46 mandados de busca e apreensão, Operação Conclave apura desvios na Caixa

Redação Remanso News

Coelba vai destinar r$ 15,8 milhões para projetos de eficiência energética

Redação Remanso News

Deixe um comentário