28.1 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Rui Costa lidera corrida por governo da Bahia com 50% dos votos, diz Ibope
Destaque Política

Rui Costa lidera corrida por governo da Bahia com 50% dos votos, diz Ibope

O governador da Bahia e candidato à reeleição, Rui Costa (PT), lidera a pesquisa de intenção de votos Ibope/TV Bahia divulgada nesta quarta-feira, 22. De acordo com os dados do levantamento, Costa tem 50% dos votos. Em segundo aparece o ex-prefeito de Feira de Santana e principal nome oposicionista, José Ronaldo (DEM), com 8%, e pelo ex-prefeito de Salvador João Henrique Carneiro (PRTB), que aparece com 3% das intenções.

O geólogo Marcos Mendes, postulante do PSOL ao Palácio de Ondina, tem 2% enquanto o ex-ministro da Integração Nacional João Santana (MDB), a ex-vice-prefeita de Salvador Célia Sacramento (Rede), e o carteiro Orlando Andrade (PCO) têm 1%, cada.

Votos brancos e nulos somaram 22%. Já 12% dos eleitores não sabem em quem votar ou não responderam à pergunta. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Foram ouvidos 1.008 eleitores, em 58 dos 417 municípios baianos, entre os dias 19 e 21 de agosto.

O Ibope também mediu a rejeição dos candidatos ao governo da Bahia, perguntando aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. Nesse ranking, João Henrique Carneiro lidera com 29% dos votos, seguido do governador Rui Costa, que tem 19% de rejeição. Célia Sacramento e José Ronaldo têm 18% de rejeição cada um, enquanto Marcos Mendes e João Santana, 17%. Orlando Andrade é rejeitado por 16% dos eleitores. Conforme os dados do Ibope, 5% dos entrevistados não rejeitaram nenhum candidato e 24% não souberam ou não quiseram responder a essa questão.

Senado

Na disputa pelo Senado, o ex-governador da Bahia e ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner (PT) lidera com 34%. O número é 11 pontos percentuais superior ao segundo colocado no levantamento, o cantor gospel e deputado federal Irmão Lázaro (PSC), que aparece com 23% das intenções de voto na sondagem eleitoral.

O também deputado federal Jutahy Magalhães Jr., que concorre ao Senado pelo PSDB, foi citado por 14% dos eleitores, segundo a pesquisa. Ele é seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (PSD), que foi citado por 7% dos entrevistados e pelo ex-deputado federal Jorge Vianna (MDB), que aparece com 6%.

O sociólogo Fábio Nogueira (PSOL) e o postulante da Democracia Cristã, Marcos Maurício, somam 5% das intenções de voto cada um. Comandante Rangel (PSL) aparece com 4%, enquanto Francisco José, da Rede Sustentabilidade, tem 3%. Adroaldo dos Santos, do PCO, e Celsinho Cotrim, do Prona, foram citado por 1% dos eleitores cada.

Na pergunta feita sobre a primeira vaga de senador, 26% dos eleitores disseram que vão votar branco ou nulo. Já para a segunda vaga, 35% dos entrevistados prometeram votar branco ou nulo. Aqueles que não sabem em quem votar e os que não responderam somam 36%, segundo os dados divulgados pelo Ibope na Bahia. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob o código BA-03534/2018.

Estadão Conteúdo

Posts relacionados

Com menos participantes, Enem 2019 começa neste domingo

Redação Remanso News

Redação Remanso News

Samarco admite risco de rompimento em mais duas barragens de Minas Gerais

Redação Remanso News

Ex-ministro de Lula dispara contra primeiro ano do governo: ‘Tragédia’

Redação Remanso News

TCM alerta sobre falta de transparência com gastos no combate à covid-19

Redação Remanso News

Mandetta: Povo não sabe se escuta ministro ou o presidente

Redação Remanso News

Deixe um comentário