27.8 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Apicultores buscam recuperação do setor no Semiárido
Notícias

Apicultores buscam recuperação do setor no Semiárido

Os apicultores do Nordeste perderam de 75% a 85% dos enxames, em razão da longa estiagem, vivenciada nos últimos cinco anos. “A grande maioria passou esse período, de secas consecutivas, sem povoar as caixas dos apiários. A consequência foi a queda brutal da produção e da renda”, destaca Afonso Odério, engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado em Produção Animal.

Segundo ele, contrapondo essa realidade, de perdas e prejuízos financeiros, desenvolveu-se, ao longo de 35 anos de apicultura, experiências que dão suporte para que se pratiqueuma Apicultura adaptada ao Semiárido.

“Experimentos científicos foram realizados e um manejo diferenciado, e apropriado às condições nordestinas, foi desenvolvido”. Sobre o assunto, o especialista ministrará a palestra “Apicultura no Semiárido: Perder Menos, Recuperar Rápido e Produzir”, no dia 11 de outubro, às 9h, dentro da programação do Seminário do 26º Agrinordeste, que acontece no Centro de Convenções. O evento é promovido pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe).

“Técnicas de manejo foram desenvolvidas para minimizar o abandono de colmeias mesmo no período de estiagem severa. Isso, sem a utilização de alimentação artificial”, explica Odério. Prova da eficiência desse manejo está na comparação dos 80% (média) de perdas de enxames no Nordeste, contra 15% (média) de perda nos apiários que adotaram essas técnicas adaptadas.

Além disso, o engenheiro explica que é possível desenvolver mais quatro colmeias, a partir de apenas uma, que juntas produzirão, em média, 40kg de mel/ano. “Com isso, pode-se recuperar rapidamente a capacidade produtiva, por meio do povoamento das caixas vazias abandonadas em anos anteriores”, destaca ele.

As inscrições para a palestra podem ser realizadas no www. agrinordeste.com.br/2018/. Mais informações pelo telefone (81) 3312-8989, de segunda a sexta, das 8h às 18h ou pelo e-mail agrinordeste@faepe.com.br.

Ascom

Posts relacionados

Segunda via do título de eleitor pode ser entregue até neste Sábado (01)

Redação Remanso News

Senado aprova projeto de lei que autoriza cassinos e jogo do bicho no Brasil

Redação Remanso News

Justiça Eleitoral vai fazer a biometria de eleitores de mais 185 municípios

Redação Remanso News

Empresário supostamente comete suicídio em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Delegado Marceone diz que seu afastamento do caso Beatriz poderá atrapalhar na elucidação do crime

Redação Remanso News

Edilson é preso pelo não pagamento de pensão

Redação Remanso News

Deixe um comentário