Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
26.3 C
Remanso, BR
18 de novembro de 2018
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Setembro também é o mês de conscientização sobre o câncer de intestino
Destaque Petrolina

Setembro também é o mês de conscientização sobre o câncer de intestino

Setembro é um mês de várias cores, de acordo com o calendário da saúde. O amarelo representa a prevenção ao suicídio, e o verde faz referência à campanha nacional de doação de órgãos, assim como promove um alerta sobre o câncer de intestino – o segundo que mais mata no mundo.

Sobre este último, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) traz algumas informações. “No Brasil, o câncer de cólon e reto [intestino] é menos frequente apenas que os tumores de próstata e mama, mas ainda é pouco conhecido pela população. Por isso a necessidade de esclarecimento”, ressalta a coloproctologista, Bruna Spíndola.

A doença acomete principalmente pessoas acima dos 50 anos, indivíduos que possuem histórico de câncer no intestino na família, fumantes e obesos. Geralmente surge a partir de um pólipo (lesão frequentemente benigna) que cresce na parede do intestino e pode se tornar um câncer, por isso deve ser diagnosticado e retirado precocemente.

Os sintomas mais frequentes são: sangramento nas fezes, mudança no ritmo intestinal (constipação ou diarreia), fezes em fita, anemia e emagrecimento. O principal exame para o diagnóstico e prevenção desse tumor é a colonoscopia. “Quanto antes o câncer for diagnosticado maiores são as chances de cura”, informa a médica.

Prevenção, nesse e em outros casos, é sempre fundamental. Por isso, o Setembro Verde foi criado. A campanha visa reforçar os métodos preventivos e alertar a sociedade sobre os riscos da doença. “Além do diagnóstico precoce, existem outras formas de prevenção, que incluem modificações no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis. Diante de qualquer sintoma anormal no padrão de saúde, deve-se procurar um médico ou serviço de saúde”, finaliza a especialista.

Ascom UPAE

Posts relacionados

Ana mantém defluência mínima diária das barragens de Sobradinho e Xingó em 550m³/s até novembro

Redação Remanso News

Juazeiro e Salvador sediam plenárias eleitorais do comitê do São Francisco

Redação Remanso News

Helicóptero cai no litoral de São Paulo e mata 5 pessoas

Redação Remanso News

Sérgio Moro quebra sigilos telefônicos do PT

Redação Remanso News

Governo zera imposto de importação para vacina contra o vírus do HPV

Redação Remanso News

Ele está de volta: Desembargador derruba bloqueio do WhatsApp

Redação Remanso News

Deixe um comentário