Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
27.4 C
Remanso, BR
18 de abril de 2019
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Bombeiros combatem incêndio florestal em Campo A. de Lourdes, Buritirama e em mais 3 cidades simultaneamente
Notícias

Bombeiros combatem incêndio florestal em Campo A. de Lourdes, Buritirama e em mais 3 cidades simultaneamente

Buritirama, Boquira, Campo Alegre de Lourdes, Barreiras e Rio de Contas, são os cinco municípios que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), atua paralelamente, no combate a incêndios florestais, através do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pelos Bombeiros e pela Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema).

“Neste momento, Rio de Contas é a cidade que o incêndio está mais complexo e Boquira é a mais duradoura, porém, estamos atuando nas cinco cidades de forma célere com todo o equipamento necessário”, explica o capitão BM, Murilo Rocha. Conforme ele, dois aviões estão sendo utilizados para auxiliar no combate aos incêndios, com o lançamento de água e secundariamente com o monitoramento aéreo”, completa o capitão.

Os incêndios florestais, acontecem na maioria das vezes pela ação humana, quer seja na forma dolosa ou culposa, ou ocasionalmente, por descargas atmosféricas, os raios, o que não foi registrado ultimamente naquela região. “O descuido do fogo colocado em propriedade é uma das principais causas, a pessoa perde o controle em muitos casos e as chamas atingem uma proporção grande”, acrescenta o Capitão Murilo.

Utilizado em muitos casos para limpar os pastos, o fogo causa dano aos biomas, a fauna e flora, além do empobrecimento do solo, comprometendo ainda a sua fertilidade e a capacidade de produção da terra.

Segundo o Código Florestal (Lei n° 12.651/12), o uso do fogo é permitido apenas com autorização do órgão responsável, no caso da Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Quando não existe essa autorização, as queimadas tornam-se crime, conforme a Lei n°9.605/98 de Crimes Ambientais.

Em caso de incêndio, ligue para os Bombeiros 193.

Posts relacionados

Aprovada Lei que proíbe uso de celular em bancos e o uso de capacetes em estabelecimentos comerciais em Campo A. de Lourdes

Redação Remanso News

Conta de luz da indústria deve subir até 53% em março

Redação Remanso News

Pilão Arcado: Vereador Márcio do Vale é escolhido pré-candidato a vice de Mundoca

Redação Remanso News

Dezesseis pessoas são presas em “festa da maconha azul” na Bahia

Redação Remanso News

Explosão em caixa eletrônico destrói supermercado em LEM

Redação Remanso News

Tragédia: Homem mata a esposa e logo depois comete suicídio em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário