26.6 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Xique Xique: Mais de 26 mil peixes são levados para o Rio São Francisco após seca em lagoas.
Bahia

Xique Xique: Mais de 26 mil peixes são levados para o Rio São Francisco após seca em lagoas.

Pelo menos 26 mil peixes de lagoas que estão secando foram resgatados por Grupos de pesquisa e proteção ambiental na cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, no norte da Bahia, desde o fim de semana até esta terça-feira (23).

O trabalho faz parte da 2ª etapa da Operação de salvamento de peixes de lagoas da região. Durante a ação, os animais são pescados com redes e, em seguida, levados para o Rio São Francisco, onde são soltos.

Entre as espécies resgatadas nesta segunda etapa da ação estão surubim, mandi amarelo, pescada, curimatã, sarapó, cascudo, carí, corvina, pial, traíra, cascudo, pacu, paiba e câgado de lagoa. Conforme o Ibama, o trabalho segue até a quinta-feira (25).

Ainda de acordo com o órgão, de 2017 até agora, cerca de 50 milhões de peixes morreram por conta seca nas lagoas de Xique-Xique. Esta é a quarta ação para resgate dos animais realizada na região. As duas primeiras ocorreram em agosto de 2018, e a última em setembro, quando foram resgatados mais de 100 mil peixes de lagoas que estavam secando.

A operação é realizada por meio de uma Força Tarefa interinstitucional, que conta com a participação do Ministério Público Estadual (MP-BA), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), universidades, Organizações Não Governamentais, prefeituras locais e voluntários. Cerca de 35 pessoas participam do trabalho.

As ações visam realizar diagnóstico da situação das lagoas para identificação de possíveis causas da mortandade de peixes e consequente proposição de medidas adequadas para fazer cessar o dano ambiental – com a devida apuração das responsabilidades administrativas. Um estudo foi pedido para avaliar a seca, segundo o Ibama.
G1 Bahia Foto: Divulgação

Posts relacionados

Aumenta para 4.466 o número de casos confirmados de coronavírus na Bahia; 161 óbitos foram registrados

Redação Remanso News

Safra de grãos na Bahia deve chegar a 12 milhões de toneladas

Redação Remanso News

BA: Estado publica decreto que regulamenta a Educação Ambiental

Redação Remanso News

Acabou! 2,8 mil postos da Bahia estão sem combustível, diz sindicato

Redação Remanso News

Prefeito eleito de Casa Nova participa de seminário da CNM em Brasília

Redação Remanso News

Operação deflagrada nesta manhã na Bahia desarticula grupo acusado de sonegação

Redação Remanso News

Deixe um comentário