25.4 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • CCJ do Senado aprova relatório que amplia oferta de energia e torna conta mais barata para consumidor
Destaque

CCJ do Senado aprova relatório que amplia oferta de energia e torna conta mais barata para consumidor

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta (21), por unanimidade, relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) a projeto de lei (PLS 232/2016) que amplia o chamado “mercado livre de energia”, aumentando a concorrência no setor, reduzindo os custos para o consumidor e expandindo a geração por fontes renováveis. O PLS ainda permite a portabilidade da conta como também a venda de energia elétrica por consumidores e a prorrogação das concessões de geração destinadas à produção independente de energia.

“O projeto tem a finalidade de estabelecer normas legais consistentes e seguras para uma prestação pública mais eficiente de energia elétrica”, afirmou Fernando Bezerra. “Ele reduz desigualdades regionais ao aperfeiçoar ou eliminar subsídios tarifários que oneram os cidadãos de menor poder aquisitivo e as regiões menos desenvolvidas. Ao mesmo tempo, promove a livre concorrência, a defesa do consumidor e a proteção ao meio ambiente”, acrescentou o relator.

REDUÇÃO DE CARGA – Acatado hoje pela CCJ com emendas ao texto que foram apresentadas e aprovadas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na terça-feira (20), o PLS 232/2016 – de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) – tem como um dos principais objetivos reduzir gradualmente os limites de carga para que os consumidores regulados. A ideia é que eles passem a ter o direito de escolher o fornecedor do qual contratarão a compra de energia elétrica.

Atualmente, só têm esta liberdade os consumidores com carga igual ou superior a 3 mil KW e aqueles com carga igual ou superior a 500 KW e inferior a 3 mil KW que compram energia das chamadas “fontes incentivadas” (empreendimentos hidrelétricos com potência de até 50 mil KW e também com base em fontes solar, eólica e de biomassa cuja potência injetada nos sistemas de transmissão ou distribuição seja menor ou igual a 50 mil KW). “A liberdade de escolha por parte do consumidor aumenta a concorrência entre as empresas, o que reduz o preço e melhora a qualidade do serviço prestado”, pontuou o senador Fernando Bezerra.

Blog Edenevaldo Alves

Posts relacionados

Sento-Sé: Gerente do Banco do Brasil Esclarece Redução nos Horários de Funcionameto dos Caixas Eletrónicos

Redação Remanso News

Clique e ouça Nossa Rádio

Redação Remanso News

Cenário hídrico da barragem de Sobradinho continua positivo até início de 2019, diz Chesf

Redação Remanso News

Datafolha: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro: 58% a 31% no 2º turno

Redação Remanso News

Governo vê inflação maior neste ano e salário mínimo deve subir mais em 2021, para R$ 1.087,84

Redação Remanso News

Ministra do STF nega pedido de filho de Lula para ter acesso a investigação

Redação Remanso News

Deixe um comentário